Holandes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O número de vacas Jersey está aumentando consideravelmente no Reino Unido. Muito possivelmente essa maior procura também ocorrerá aqui no Brasil em um futuro bastante próximo. Talvez não necessariamente um aumento expressivo na criação da raça Jersey, mas o produto do cruzamento de touros Jersey com vacas Holandesas, uma vez que o F1 possui características bastante interessantes para a produçãode leite a pasto em nosso pais. Tal acontecimento tem sido uma resposta a demanda crescente pelo aumento da concentração de gordura e proteína no leite. Embora essa demanda tenha sido intensificada recentemente, desde o inicio da década passada ela já vem acontecendo.

Em 1995, pesquisadores já alertavam que vacas Jersey estariam mais susceptíveis a desordens metabólicas e infertilidades devidoao "stress" causado pela busca de alto desempenho individual para produção de leite. Isso tem causado certa preocupação no meio científico, visto que os sistemas mecanísticos atuais utilizados para balanceamento de dieta, na opinião de alguns pesquisadores, a exemplo do NRC (2001), muito utilizado para formulação de ração, não possuem recomendações atualizadas devido a falta de pesquisa comparandoa fisiologia digestiva e nutrição das modernas vacas Jersey e Holandesas. Pelo menos essa é a opinião do pesquisador Aikman em artigo publicado neste mês em uma das principais revistas destinada a bovinocultura leiteira, o Journal of dairy Science, bem como de muitos outros por ele citados ao longo de seu artigo científico.

Tal preocupação se deve ao fato de que vacas Jersey sabidamenteutilizam dietas com alta fibra mais eficientemente que a grande maioria das outras raças leiteiras, principalmente as de grande porte físico; assim como há relatos na literatura de que vacas Jersey possuem maior capacidade de ingestão de alimento por unidade de peso vivo. Também, ruminam mais tempo para cada quilo de fibra ingerido. Assim, essas particularidades e, a falta de pesquisa atual, poderiamgerar recomendações de balanceamento de ração com pouca acurácia, tornando interessante o conhecimento sobre o comportamento ingestivo de vacas Jersey e se ele difere do comportamento ingestivo de vacas Holandesas.

Os dados a seguir são fruto de um estudo recente comparando grupo representativos de vacas da raça Jersey e Holandesa.

Facilidade ao parto e saúde da glândula mamária

Todo o grupoavaliado, com exceção de uma vaca Holandesa, pariram sem necessidade de ajuda. Apenas uma Jersey foi acometida por febre do leite e tratada com borogluconato de cálcio. Uma Jersey apresentou alta queda do consumo de alimento 10 dias após a parição, entretanto, sem sintomas clínicos para intervenção médica. Uma Jersey e uma Holandesa foram afetadas por mastite durante a décima primeira e décimasegunda semana de lactação.

Consumo de alimento e peso vivo

Vacas holandesas foram acima de 200 kg mais pesadas que as vacas Jersey no período seco (Figura 1) e durante a lactação. Embora o peso vivo seja muito diferente, o consumo de alimento nesta fase, em percentagem do peso vivo, não foi diferente entre as raças. Após a parição, as vacas Jersey consumiram 30% menos alimentos que as vacasHolandesas, mas quando comparadas quanto ao consumo em percentagem do peso vivo, não houve diferença significativa.

Figura 1. Peso vivo de Holandesas e Jersey entre a quinta semana pré-parto e a décima quarta semana pós-parto.



Fonte: Adaptado de Aikman et al. 2007

Produção de leite e Estimativa de balanço energético

Conforme apresentado na Tabela 1, as vacas Holandesas são maisprodutivas que as vacas Jersey. Entretanto, a gordura e a proteína do leite e a concentração de energia foi maior para as vacas Jersey. Todos os termos apresentados na Tabela 1 apresentam diferença significativa do ponto de vista estatístico, exceto o teor de lactose e o balanço energético.

Tabela 1. Produção e composição do leite e estimativa de balanço energético de vacas Holandesas e Jersey...
tracking img