Hiv - tudo sobre a aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGENTE ETIOLÓGICO


O vírus HIV-1 foi isolado de pacientes com AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) pelos pesquisadores Luc Montaigner, na França, e Robert Gallo, nos EUA, recebendo os nomes de LAV (Lymphadenopathy Associated Virus ou Virus Associado à Linfadenopatia) e HTLV-III (Human T-Lymphotrophic Virus ou Vírus T-Linfotrópico Humano tipo lll) respectivamente nos dois países.Foi identificado, em 1986 um segundo agente etiológico, também retrovírus, com características semelhantes ao HIV-1, chamado HIV-2. Nesse mesmo ano, um comitê internacional recomendou o termo HIV (Human Immunodeficiency Virus ou Vírus da Imunodeficiência Humana) para denominá-lo, reconhecendo-o como capaz de infectar seres humanos.
O HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae(retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, que para se reproduzirem necessitam de uma enzima denominada transcriptase reversa, que é responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, integrar-se ao genoma do hospedeiro.
Mesmo não sabendo a origem ao certo do HIV-1 e HIV-2, sabe-se que há umagrande quantidade de uma família de Retrovírus presentes em primatas não humanos. Todos os membros desta família possuem uma estrutura genômica semelhante, e alem disso todos tem a capacidade de infectar linfócitos através de receptores CD4. aparentemente o vírus HIV passou a infectar pessoas há poucas décadas.
Muitos retrovírus encontrados em primatas não-humanos que são encontrados na áfricatem apresentado grande similaridade com o HIV-1 e com o HIV-2. O vírus da imunodeficiência símia (SIV), que infecta uma subespécie de chimpanzés africanos, é 98% similar ao HIV-1, sugerindo que ambos evoluíram de uma origem comum. Por esses fatos, supõe-se que o HIV tenha origem africana.
O HIV é bastante lábil no meio externo, sendo inativado por uma variedade de agentes físicos e químicos.Em condições experimentais controladas, as partículas virais intracelulares podem sobreviver no meio externo por até um dia, enquanto que as partículas virais livres do mesmo vírus podem sobreviver por 15 dias, à temperatura ambiente, ou até 11 dias, a 37ºC.




ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS

A identificação dos primeiros casos de AIDS tornou-se um marco na história da humanidade. A epidemiada infecção pelo HIV-1 e da AIDS representa fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, entre outros determinantes, do comportamento humano individual e coletivo. A AIDS destaca-se entre as enfermidades infecciosas emergentes pela grande magnitude e extensão dos danos causados às populações e, desde a sua origem, cada uma de suascaracterísticas e repercussões tem sido exaustivamente discutida pela comunidade científica e pela comunidade em geral (Brito et al., 2000).
Foi descoberta uma grande quantidade de doenças ligadas ao vírus HIV, que vão de infecção assintomática ao comprometimento imunológico grave, com infecção oportunistas potencialmente fatais e neoplasias.
Os critérios dos CDC para o diagnostico de SIDA,Segundo número de infecções oportunistas e neoplasias indicativas de déficit da imunidade celular a ocorrência de qualquer uma dessas afecções em um individuo sem outra causa para imunossupressão configurava o diagnostico de SIDA.
Os primeiro caso conhecido da síndrome de imunodeficiência adquirida foram relatados em Los Angeles, Califórnia. Após um mês foram relatados em homens homossexuaisdiversas infecções oportunistas como a pneumonia por Pneumocysstis carinii (PPC) e sarcoma de Kaposi (SK). Os casos continuarão aumentando, pelo fato de uma disfunção imune inexplicável que passou a ser conhecida como AIDS ou SIDA. Casos isolados podem ter ocorrido décadas antes na África, Europa e EUA, más a epidemia mundial apenas se tornou evidente nos anos 80.
A UNAIDS (Joint United Nations...
tracking img