Policorte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema, HIV, foi escolhido a partir de que todos nós, do grupo, tínhamos um mesmo conceito sobre.

Desde a escolha do tema estávamos cientes de que o assunto seria amplo, justamente por se tratar de um vírus. Porém não desistimos da escolha.

Acreditamos que nos próximos capítulos nossos leitores perceberão a nossa vontade de ir fundo no assunto tratado. Poisnão queríamos que se tornasse algo do tipo: clichê!

O motivo de irmos fundo no assunto foi pelo fato de que muitos sabem sim sobre, mas sabem pouco por mais que a mídia esclareça. Em relação a isso decidimos que destacaríamos assuntos não tão mostrados ou falados, destacando capítulo exclusivo para desmentir ou afirmar mitos.

Há 31 anos, o mundo começava a temer a AIDS. No dia 28de Agosto de 1981, o Centro de Controle de Doenças dos EUA publicou o primeiro artigo chamando a atenção para o crescimento acelerado do índice de pessoas com um novo vírus, que a princípio acreditava-se que atingia apenas homossexuais.
Inicialmente foi largamente ignorada pela sociedade americana, até que, com as proporções da epidemia sempre crescentes, apareceram os primeiros casos emtoxicômano e de transfusão de sangue em 1982.

CAPÍTULO 1_ HIV



1.1_O VÍRUS HIV

A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da AIDS é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contatodireto com o sangue de uma pessoa.

Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter a doença AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico ( de defesa ) dos sereshumanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.

1.2_ FORMAS DE CONTÁGIO
A AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contatocom estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.

1.3_ PRINCIPAIS SINTOMAS
Como já dissemos, um portador do vírus daAIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos,perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratada de forma rápida e correta, estas doenças podem levar osoropositivo a morte rapidamente.

1.4_FORMAS DE PREVENÇÃO
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas : a masculina e a feminina. Outra...
tracking img