Feira de santana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEIRA DE SANTANA - BAHIA
23.01.12

O Leitor

“A Princesa do Sertão”

Nesta Edição
03 Feira e sua História
05 Características Socioeconômicas
06 Saneamento Básico
07 Tratamentos da aguá
08 Canalização e Tratamento de Esgoto
09 Limpeza Pública
10 Coleta e tratamento do lixo
11 Aterro Sanitário
12 Observando Feira
13 Componentes

O3 HISTÓRIA - FEIRA DE SANTANA


04LOCALIZAÇÃO GEOGRÁAAFICA

12 Observando o Feira



As origens do atual Município de Feira de Santana remontam ao século XVII, período inicial do povoamento de sua região através, principalmente, da criação de gado e instalação de currais. Esse povoamento foi surgindo com a doação de terras pelos reis portugueses a alguns súditos.Em Feira, a Família Peixoto Vegas foi detentora das terras às quais teve início o Município, chamadas Jacuípe, Água Fria e Itapororocas.
Essa vocação para sediar núcleos de criação e engorda de gado resultou, entre os séculos XVII e XVIII, numa crescente afluência de pessoas que periodicamente vinham para essas terras, favorecendo a implantação de um pequeno arraial e, com o passar do tempo, deuma feira.
Como herança dos tempos de arraial, a feira semanal propiciou o surgimento do comércio feirense que além de favorecer a economia local, configurou-se como uma das características marcantes da sociedade que a fomentou. A influência, à princípio comercial, ampliou-se devido a rota que ligava o sertão ao litoral, dando à Feira um importante cenário.
Ainda no século XVIII, há que sereferendar a doação pelo casal Anna Brandão e Domingos Barbosa de Araújo de cem braças de terras para construção de uma capela em homenagem à Santana, em torno da qual a Cidade desenvolveu-se. A crescente importância que o arraial adquiriu, proporcionou, em 1832, a elevação à Vila, denominada Santana dos Olhos d'Água, até então pertencente à Cachoeira. E, em 1873, exatamente aos 16 de junho, viria a tero status de "Cidade Comercial de Feira de Santana", solidificando uma posição galgada através dos tempos. Feira de Santana, "a Princesa do Sertão", como foi apelidada por Ruy Barbosa, em 1919, traz, então, desde suas raízes, características que ainda hoje fazem parte de seu cotidiano: a religiosidade de seu povo, a situação de entroncamento de estradas, as intensas atividades econômicas.

|Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 107 quilômetros de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Feira é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade de toda a região Norte e Nordeste do Brasil que não seja capital de um estado, e é também a quinta maior cidade dointerior do Brasil e maior que nove Capitais Estaduais. Feira de Santana é uma Capital regional e sede da região metropolitana de mesmo nome, a Região Metropolitana de Feira de Santana, que em 2012 concentrava mais de 686 mil habitantes.
O município de Feira de Santana está localizado na zona de planície entre o Recôncavo e os tabuleiros semiáridos do Nordeste baiano. Está incluído nopolígono das secas , excluindo-se apenas a área do distrito de Humildes, na direção N.N. Sua altitude é de 234 metros acima do nível domar.As coordenadas geográficas são: -12º15 24 de latitude Sul e 38º57 53 de longitude Gr., altitude de 234 metros, área de 1.363,1 quilômetros quadrados (0,24% do Estado), clima seco a sub-úmido e semiárido, a temperatura média anual é de 23,5ºC, média máxima de 28,2ºC e amédia mínima 19,6ºC. A pluviosidade média anual máxima 1595 mm e a mínima de 444 mm.

PIB Municipal
O Produto Interno Bruto (PIB) de Feira de Santana relativo a 2005 cresceu 13% em relação a 2004. Passou de R$ 2.608.660.000,00 para R$ 3.500.550.000,00. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto município da Bahia (3,8% em...
tracking img