Historial linguagem c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Historial da Linguagem C

A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para ser incluído como um dos softwares a serem distribuídos juntamente com o sistema operacional Unix do computador PDP-11, na equipe certificada por Ken Thompson.
Ao ponto de vista técnico, o surgimento do C iniciou com a linguagem ALGOL 60, definida em 1960. ALGOL era uma linguagemde alto nível, que permitia ao programador trabalhar "longe da máquina", sem se preocupar com os aspectos de como cada comando ou dado era armazenado ou processado. Foi criado para substituir o FORTRAN. ALGOL não teve sucesso, talvez por tentar ser de muito alto nível em uma época em que a maioria dos sistemas operacionais exigiam do usuário um grande conhecimento de hardware.
Em 1967 surgiu CPL(Combined Programming Language) nas universidades de Londres e Cambridge com o objetivo, segundo a equipe do projeto, de "trazer ALGOL à terra", ou "manter contato com a realidade de um computador real". Da mesma forma de ALGOL, CPL não foi bem aceita, em especial pelos projetistas de sistemas operacionais que a consideravam difícil de implementar.
Ainda em 1967, em Cambridge, Martin Richardscriou o BCPL (Basic CPL), uma simplificação do CPL, tentando manter apenas as "boas coisas do CPL".
Em 1970, Ken Thompson, chefe da equipe que projetou o UNIX para o PDP11 do Bell Labs, implementou um compilador para uma versão mais reduzida do CPL. Batizou a linguagem de B.
Tanto BCPL quanto B mostravam-se muito limitadas, prestando-se apenas para certas classes de problemas. Isto se fez sentirespecialmente na primeira versão do PDP11, lançado no mercado em 1971. Um dos fatores que levou à isto foi a intenção do grupo responsável pelo UNIX de reescrevê-lo todo em uma linguagem de alto nível, e para isto B era considerado lenta.
Estes problemas levaram a que o projetista Dennis Ritchie, do Bell Labs, fosse encarregado de projetar uma nova linguagem, sucessora do B, que viria então, a serchamada de C.
A linguagem C buscou manter o "contato com o computador real" e ainda sim dar ao programador novas condições para o desenvolvimento de programas em áreas diversas, como comercial, científica e de engenharia.
Por muitos anos (aproximadamente 10) a sintaxe (formato) tida como padrão da linguagem C  foi aquela fornecida com o UNIX versão 5.0 do Bell Labs.   A principal documentaçãodeste padrão encontra-se na publicação "The C Programming Language", de Brian Kernighan e Dennis Ritchie (K&R), tida como a "bíblia da linguagem C".
O mais interessante desta versão de C era que os programas-fonte criados para rodar em um tipo de computador podiam ser transportados e recompilados em outros sem grandes problemas. A esta característica dá-se o nome de portabilidade. Com ela, umaempresa que desenvolve um programa pode fazê-lo rodar em diferentes computadores sem ter um elevado custo a cada vez que isto for feito.
Em 1985, ANSI (American National Standards Institute) estabeleceu um padrão oficial de C o chamado "C ANSI".
Em qualquer livro de programação, normalmente as primeiras páginas são voltadas à história da linguagem (e são também as páginas que não lemos ou damosuma “passada bem rápida”). Mas conhecer a origem da linguagem pode nos ajudar a entender um pouco suas características.
C é uma linguagem desenvolvida por engenheiros e para engenheiros. Foi criada em 1972 por Dennis Ritchie para ser usada no desenvolvimento sistema operacional Unix no Bell Labs, que na época pertencia à AT&T (hoje parte da Alcatel-Lucent). C foi derivada da linguagem B,desenvolvida por Ken Thompson, que por sua vez se baseou-se na linguagem BCPL.
Ritchie e Thompson também participaram da equipe de desenvolvimento do UNIX, cujas primeiras versões foram totalmente desenvolvidas em Assembly. Em um certo momento, eles sentiram a necessidade de uma linguagem mais portável para implementar o Unix no PDP-11.
Esta linguagem precisava prover acesso de baixo nível ao...
tracking img