Immanuel kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Immanuel Kant

Na primeira parte de sua vida intelectual, Kant publicou diversas obras nas áreas das ciências naturais e da física, como a Históriauniversal da natureza e teoria do céu (1755), na qual esboçou a hipótese da nebulosa, que afirmava que o Sistema Solar se formara a partir de uma grande nuvem de gás,dando novos rumos à astronomia. No início dos anos 1760, Kant, influenciado pela filosofia de Hume, começa a dar forma à tese central da sua filosofia, de queo conhecimento humano pressupõe a participação ativa da mente humana, dando origem a livros que são os pilares de sua obra. São eles: Crítica da razãopura(1781), que criou as bases para a teoria do conhecimento como disciplina filosófica e marcou o início da filosofia moderna, Fundamentação da metafísica doscostumes (1785), Crítica da razão prática (1788) eCrítica da faculdade do juízo (1790). Em comum, todos eles defendem um profundo estudo do conhecimento humano, dasformas e dos limites das faculdades cognitivas do homem, partindo do princípio de que o conhecimento começa com a experiência, mas não deriva dela.
Em 1792,Kant publicou A religião nos limites da simples razão, livro que levou o reiFrederico Guilherme II a proibi-lo de ensinar ou escrever sobre temas religiosos.Três anos depois publicou À paz perpétua, obra de sua maturidade, na qual discute as possibilidades da paz e defende o regime republicano. Pacifista, apoiou aindependência americana.
Kant levou uma vida calma e regrada, não se casou e não teve filhos. Morreu em Königsberg, dois meses antes de completar 80 anos.
tracking img