Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA

Questão 01
Que os tiranos de todos os países, que todos os opressores políticos ou sagrados saibam que existe um lugar no mundo onde se pode escapar aos seus grilhões, onde a humanidade desonrada reergueu a cabeça; (...); onde as leis não fazem mais que garantir a felicidade; onde (...) a consciência deixou de ser escrava (...).
(RAYNAL (abade). A Revolução da América. Rio deJaneiro: Arquivo Nacional, 1993.)

A posição apresentada pelo abade Raynal sintetiza alguns aspectos da Ilustração política. A) A partir do texto, indique, com suas próprias palavras, dois princípios do pensamento iluminista. B) Para o autor do texto, a independência das treze colônias inglesas foi um processo revolucionário, razão pela qual denomina-a de Revolução Americana. Cite e explique um fatorque contribuiu para essa Revolução.

Questão 02
CANÇÃO L UDITA
E noite trás noite, quando tudo está tranqüilo e a lua se esconde por detrás da colina Nós marchamos para executar a nossa vontade Com acha, lança ou fuzil Oh! meus valentes cortadores Os que com um só forte golpe rompem com as máquinas cortadeiras ...
(http://educaterra.terra.com.br)

O movimento Ludita, ocorrido na Inglaterraprincipalmente entre 1811 e 1813, conhecido na História como “quebra-máquinas”, foi uma reação contra os problemas decorrentes da Revolução Industrial. Mencione: A) dois fatores para o movimento Ludita; B) duas razões, uma no plano social e outra no plano tecnológico, que justifiquem o fato de a Revolução Industrial ser considerada um marco do início do mundo contemporâneo.

Questão 03
Emfevereiro de 2004, o Haiti foi manchete de jornais e revistas, em função da saída de seu primeiro presidente eleito de forma direta, Jean-Bertrand Aristide, frente à crescente oposição interna. A história de lutas no Haiti começou, no entanto, no final do século XVIII, quando ocorreram os primeiros movimentos de resistência à dominação francesa. Somente em 1804, após mais de dez anos de conflitos, essacolônia conquistou sua independência, passando a se chamar Haiti. A) Identifique o episódio da conjuntura internacional que influenciou, em agosto de 1791, no Haiti, o levante contra a dominação dos franceses e justifique sua resposta. B) Aponte a característica que distinguiu o processo de independência do Haiti do das outras colônias americanas e um reflexo dessa característica sobre as elitesbrasileiras da primeira metade do século XIX.

Exame Discursivo |

12

| Vestibular Estadual 2005

HISTÓRIA

Questão 04
[O Brasil era] a morada da pobreza, o berço da preguiça, o teatro dos vícios.
(VILHENA, Luís dos Santos. A Bahia no século XVIII. Bahia: Itapuã, 1969.)

A avaliação acima, feita por um português do final do século XVIII, aponta alguns traços da sociedade do Brasilcolonial, permitindo inferir que, ao lado dos ricos proprietários de terra, existiam grupos marginalizados. A) Indique dois grupos sociais que constituíam os marginalizados da sociedade colonial. B) Descreva o papel desempenhado pelos grandes proprietários de terra na vida política e administrativa do Brasil colonial.

Questão 05
Fluminenses, avante! Marchemos! Às conquistas da paz, povo nobre!Somos livres, alegres brademos, Que uma livre bandeira nos cobre. Ódio eterno à escravidão! Que na Pátria enfim liberta Brilha à luz da redenção! Nesta Pátria, do amor áureo templo, Cantam hinos a Deus nossas almas; Veja o mundo surpreso este exemplo, De vitória, entre flores e palmas. Nunca mais, nunca mais nesta terra Virão cetros mostrar falsos brilhos; Neste solo que encantos encerra, LivrePátria terão nossos filhos. Ao cantar delirante dois hinos Essa noite, dos tronos nascida, Deste sol, aos clarões diamantinos, Fugirá, sempre, sempre vencida. Nossos peitos serão baluartes Em defesa da Pátria gigante; Seja o lema do nosso estandarte.
(Jornal do Brasil, 02/09/2004)

O hino do Estado do Rio de Janeiro data de dezembro de 1889. Sua letra exalta mudanças na história social e...
tracking img