Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importancia do estudo da Historia medieval vem se tornando cada vez mais afirmada entre os professores de historia.
Antes muitos deles achavam dificil despertar o interesse de seus alunos por umtema que já tem uma certa “idade avançada”, mas com o passar do tempo, alguns historiadores em conjunto com cineastas, vêm abrindo as portas para esse tema ser visto e discutido em uma evoluçãoconstante.
Dessa maneira, seja através das aulas de historia medieval ou ate mesmo atraves de filmes que retratam o estilo de vida dessas sociedades medievais, cada vez mais as pessoas se dão conta que ocotidiano em que vivemos hoje, já vem evoluindo desde aquela época - seja através de hábitos, de costumes e até de objetos que tem suas criações datadas desse tempo – mesmo que muitos ainda não tenhamessa consciencia.
Vamos pegar como exemplo um trecho do artigo Ecos do passado, do autor Hilário Franco Júnior que diz: “Pensemos num dia comum de uma pessoa comum. Tudo começa com algumas invençõesmedievais: ela põe sua roupa de baixo(que os romanos conheciam mas não usavam), veste calças compridas(antes gregos e romanos usavam túnica, peça inteiriça, longa, que cobria todo o corpo), passa umcinto fechado com fivela(antes ele era amarrado). A seguir, põe uma camisa e faz um gesto simples, automático, tocando pequenos objetos que tambem relembram a Idade Média, quando foram inventados, porvolta de 1204: os botões. Então ela põe os óculos(criados em torno de 1285, provavelmente na Itália) e vai verificar sua aparencia num espelho de vidro(concepção do século XIII). Por fim, antes de sairolha para fora através da janela de vidro(outra invenção medieval, de fins do século XIV) para ver como está o tempo.”
Como podemos observar, essas invenções são realmente muito antigas, mas nãopara por aí, temos outras como os números arábicos que usamos até hoje, o papel, calendários, livros, o relógio, objetos do nosso dia-a-dia que quase nem damos importancia tais como mesas e talheres e...
tracking img