Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.historiamais.com/arte_grega.htm

Egito – Relevos e pinturas

HORO - deus-sol
Anúbis – Deus da morte – representado por um chacal

De fato, sabemos que as pirâmides tinham sua importância prática aos olhos dos reis e seus súditos. O rei era considerado um ser divino que tinha completo domínio sobre eles e, ao partir deste mundo, voltava a ascender para junto dos deuses dondeviera. As pirâmides elevando-se para o céu ajudá-lo-iam provavelmente a fazer sua ascensão. Em todo o caso, elas preservariam seu corpo sagrado da decomposição. Pois os egípcios acreditavam que o corpo deve ser preservado para que a alma possa continuar vivendo no além. Por isso impediam a desintegração do cadáver mediante um método elaborado de embalsamação e enfaixamento em tiras de pano. Era para amúmia do rei que a pirâmide tinha sido erigida, e seu corpo era colocado exatamente no centro da gigantesca montanha de pedra, num esquife de pedra.
Em toda a volta da câmara funerária, fórmulas mágicas e encantamentos eram escritos para ajudá-lo em sua jornada para o outro mundo.
Mas não são apenas essas antiquíssimas relíquias da arquitetura humana que nos contam o papel desempenhado porvetustas crenças na história da arte. Os egípcios sustentavam a crença de que a preservação do corpo não era bastante. Se a fiel imagem do rei também fosse preservada, não havia dúvida alguma de que ele continuaria vivendo para sempre. Assim, ordenavam aos escultores que esculpissem a cabeça do rei em imperecível granito e a colocassem na tumba onde ninguém a via, para aí exercer sua magia e ajudarsua alma a manter-se viva na imagem e através desta. Uma expressão egípcia para designar o escultor era, realmente, "Aquele que mantém vivo".
No começo, esses ritos eram reservados aos reis, mas logo os nobres da casa real passaram a ter seus túmulos menores agrupados em filas bem alinhadas em torno do túmulo do rei; e, gradualmente, toda pessoa que se prezava tinha que tomar providências para avida no além, encomendando uma dispendiosa tumba que abrigasse sua múmia e sua imagem, e onde sua alma pudesse habitar e receber as oferendas de alimento e bebida que eram feitas ao morto.

Existe neles um ar de solenidade e simplicidade nas esculturas.
Interessava-se apenas pelos aspectos essenciais.
Pois, apesar de sua rigidez
quase geométrica, não são tão primitivos quanto às máscarasrituais de que tratamos no Capítulo 1 (figs. 25 e 26). Nem são tão fiéis à realidade quanto os retratos naturalistas dos artistas da Nigéria (fig. 23).

- Essa combinação de regularidade geométrica e aguda observação da natureza é característica de toda a arte egípcia.
Antigamente era costume quando morria um homem poderoso, sacrificar um servo ou escravo para que pudesse o acompanhar em seu túmulo.Depois com um tempo em vez de servos de carne e osso, aos poderosos da Terra passaram a ser oferecidas imagens como substitutos.
As pinturas e os modelos encontrados em túmulos egípcios estavam associados à idéia de suprir a alma de ajudantes no outro mundo.

- Isso era uma modo de representar a vida real ( atravez de pinturas e relevos dos túmulos ...)

- O que mais importava não era aboniteza, mas a inteireza. A tarefa do artista consistia em preservar tudo o mais clara e pernamentemente possível.
- O método do artista, de fato, assemelhava-se mais ao do cartógrafo do que ao do pintor.( pois era uma visão superior, enquanto a do pintor era frontal)

- Uma pintura com vários ângulos. Tudo tinha que ser representado desde o seu ângulo mais característico.
*FACE - Lateral
*Ametade superior do corpo, os OMBROS e o TRONCO – Frontal
*BRAÇOS e PERNAS – Lateral
*2 PÉS – Lateral ( os dois pro mesmo lado )

- a arte egípcia não se baseou no que o artista podia ver num dado momento, e sim no que ele sabia pertencer a uma pessoa ou cena.

- A linguagem das pinturas em que é historiada a vida dos egípcios:
*Escrita em hieróglifo
*Os egípcios desenhavam o patrão maior do...
tracking img