Historia e biografia de blaise pascal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História e Biografia de Blaise Pascal
[pic]Blaise Pascal (1623-1662) nasceu em uma família de situação financeira estável: o pai era um rico mercador e membro da nobreza. Após a morte da mãequando ele tinha três anos de idade, o pai resolveu cuidar de sua educação, contratando professores para ensiná-lo em casa. Decidiu também esconder os livros de geometria até o filho completar 15 anos deidade, para que ele se concentrasse em outros estudos. Entretanto, com 12 anos, Pascal começou a usar seu tempo livre para estudar geometria em segredo.
Em 1630, a família se mudou para Paris e,freqüentando reuniões científicas, Pascal impressionava com seus próprios estudos das seções cônicas. Em 1639, seu pai foi nomeado arrecadador de impostos da Alta Normandia. Para ajudar o pai em sua missão,Pascal construiu uma calculadora mecânica, a primeira do tipo, quando tinha 19 anos de idade.
Ele acreditava firmemente na condução de experimentos, em vez do uso exclusivo do raciocínio. Suasexperiências mostraram que o líquido sobe em um barômetro devido à pressão do ar, e não por causa da tração do vácuo no topo do tubo. Por volta de 1648, ele já havia estabelecido o Princípio de Pascal: umfluido em um recipiente transmite uma pressão igual em todas as direções e atua em ângulos retos nas superfícies com que têm contato.
Ao lado do advogado e matemático francês Pierre de Fermat(1601-1665), Pascal desenvolveu as leias da probabilidade. Os resultados que os dois conseguiram são aplicados em uma variedade de operações, de tabelas de mortalidade para seguros à decomposição de partículassubatômicas. O Triângulo de Pascal, uma combinação numérica aparentemente simples, em que cada número é a soma dos dois números imediatamente acima, fornece os coeficientes da expansão binominal,combinação usada em probabilidade em outras séries numéricas.
[pic]Blaise Pascal, retratado por Philippe de Champaigne, 1656-57.
Por toda a vida, Pascal se interessava em buscar um melhor entendimento...
tracking img