Filosofia da computacao e seus impactos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência da Computação (CC) / Sistema de Informação (SI)

Universidade Paulista
São Paulo
2011
Ciência da Computação (CC) / Sistema de Informação (SI)

Universidade Paulista
São Paulo
2011
ÍNDICE

Objetivo do trabalho
Introdução
Biografia de Blaise Pascal
Biografia de Ada Augusta King
Exposição das ideias e teorias
Impactos Produzidos
Dissertação
Projeto do siteObjetivo do Trabalho

Este trabalho visa explicar através de dois filósofos, Blaise Pascal e Ada Lovelace, como se deu o início dos primeiros passos da computação, o motivo destes, entre outros filósofos, terem criado invenções que para aquela época poderia ser algo incompreensível para muitos, entretanto foi a base do que hoje conhecemos como computador.Introdução

Blaise Pascal e Ada Lovelace foram pioneiros e revolucionários, pascal com sua Pascaline, uma calculadora mecânica de adição e subtração e Ada como a primeira programadora que desenvolveu o primeiro algoritmo para a máquina analítica de Charles Babbage. Suas criações deram o estudo bruto para cálculos deinfinitas combinações, sequências e sistemas decimais, a base dos de programas computacionais. Graças a eles foi possível aperfeiçoar estes e outros inventos para chegarmos hoje ao nível tecnológico dos computadores modernos.




















Biografia de Blaise Pascal

Blaise Pascal

Blaise Pascal era filho de Étienne Pascal e Antoniette Bejon,nasceu em Clermont-Ferrand 19 de Junho de 1623, morreu em Paris, 19 de Agosto de 1662 dois meses após completar 39 anos foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês. Perdeu a sua mãe com três anos de idade. Seu Pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino. A educação que lhe foi dada por seu pai tinha em vista o desenvolvimento correto da sua razão e doseu juízo. O recurso aos jogos didáticos era parte integrante do seu ensino em disciplinas tão variadas como a História, a Geografia ou a Filosofia.
Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuoampliando o trabalho de Evangelista Torricelli. É ainda o autor da primeira máquina de calcular mecânica, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.
Seguindo o programa de Galileu e Torricelli, refutou o conceito de "horror ao vazio". Os seus resultados geraram numerosas controvérsias entre os aristotélicos tradicionais, teve uma educação muito religiosa tendo-se recolhido numa vida ascéticaapós a crise de 1654, período em que escreve várias obras de teor religioso. O talento precoce para as ciências físicas levou a família para Paris, onde ele se consagra ao estudo da matemática.
Em Rouen realizou as primeiras pesquisas no campo da Física. Realizou experiências sobre sons que resultaram em um pequeno tratado (1634) e no ano seguinte chegou à dedução de 32 proposições de geometriaestabelecidas por Euclides. Publicou Essay pour les coniques “Ensaio para a cônica” (1640), contendo o célebre teorema de Pascal.
Como matemático, interessou-se pelo cálculo infinitesimal, pelas sequências, tendo enunciado o princípio da recorrência matemática. Para aliviar o trabalho do seu pai, um agente fiscal, inventou uma máquina de calcular para adição e subtração aos 18 anos e a chamou de LaPascaline (1642), a primeira calculadora mecânica. A Pascaline era baseada em 2 conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados, interligados por meios de engrenagens. A máquina utilizava o sistema decimal para os seus cálculos de maneira que quando um disco ultrapassava o valor nove, retornava ao zero e aumentava uma unidade no disco imediatamente...
tracking img