Historia medieval pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: História Medieval
Titulo do projeto: “Os dois poderes medievais: o estado e a Igreja”
Aluno, RA: 1094658- Irtanizio Cardoso Matos da Silva

Redação:

Segundo a bíblia Jesus passou os últimos três anos de vida pregando seus princípios e conquistando muitos fiéis, após sua mortesurge o cristianismo. A filosofia cristã era a prática do amor, as pessoas deviam amar ao próximo como a si mesmas e todos são iguais perante Deus. Diante disso várias pessoas foram se convertendo ao cristianismo, principalmente os pobres e escravos.
A base da economia romana era escravista e como os escravos estavam se convertendo eles se tornavam desobedientes, pois não aceitavam ser tratadosdaquela forma. O povo cristão, de uma forma geral, não reconhecia a divindade do imperador, já que todos são iguais aos olhos do Deus cristão. Diante desse quadro o imperador decide proibir o cristianismo e todo aquele que for cristão sofrerá pena de morte, porém, quanto mais cristãos são perseguidos e sacrificados mais pessoas se convertem, ate mesmo soldados e generais romanos e mais tarde aaristocracia romana.
Igreja e Estado
Aos poucos o cristianismo se torna a religião mais popular do império, logo, o imperador Constantino decide legalizar o cristianismo. Aqui podemos observar o primeiro contato entre a igreja e o estado, é lógico concluir que se o império não conseguia combater o cristianismo então seria mais fácil se unir a ele, pois se os cristão não adoravam o imperador comodivindade pelo menos o respeitaria como um aliado na fé.
Em 325 d.c é realizado o Concilio de Nicéia que tinha como finalidade estabelecer os dogmas cristãos, bem como, firmar a união entre a igreja e o estado romano. Com isso os bispos elaboram a doutrina oficial da igreja apoiados pela autoridade do imperador e iniciam campanhas contra outras religiões, principalmente a dos povos arianos. No ano de391 D.C o imperador Teodósio declara o cristianismo como religião oficial do império. Mesmo se aliando a religião cristã Roma não estava em paz, pois sofria constantes ataques dos povos germânicos que mais tarde resultará o fim da sociedade romana.
Os bárbaros: futuros cristãos
Quando os bárbaros invadem o império eles se deparam com uma sociedade extremamente organizada e passam, até certoponto, a assimilar a cultura dos romanos. O estado vai se desfalecendo aos poucos, mas a igreja era temida pelos supersticiosos germânicos que evitavam invadir ou destruir suas edificações. Ela consegue ficar firme e vê nos bárbaros futuros cristãos.
A cultura romana era assimilada pelos germânicos e a igreja, que exercia forte influência sobre a sociedade romana, era consequentemente assimiladapelos invasores. Vários povos bárbaros foram se convertendo, muitos deles não tinham conhecimento da escrita. A igreja, única instituição organizada do império que pouco havia sofrido com as invasões germânicas, vai elaborando um monopólio cultural onde quem quiser se tornar letrado deveria aprender com ela, até as leis vão sofrer influencia da igreja.
O povo bárbaro que mais se destacou foram osfrancos. No ano de 496 o rei franco Clovis Meroveu se converte ao cristianismo, dessa forma ele consegue apoio do clero e da maior parte da população da Gália, que era cristã. A vantagem dessa aliança para o rei foi a aproximação entre conquistador e conquistados; para a igreja, foi se livrar da influência da igreja oriental (igreja Ortodoxa) conquistando novos fiéis entre os bárbaros.
O EstadoPontifical
Nessa época não existia noção de propriedade governamental, portanto as terras que o governo conquistava eram constantemente distribuídas para que os nobres e a igreja pudessem administra-las. Os nobres vão ficando cada vez mais ricos, porem cada um tinha seus interesses individuais e a igreja que é uma instituição com ideal comum, se torna mais rica do que os nobres e Reis.
Por volta...
tracking img