Stemberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. SÍNTESE

O capítulo “Percepção” de Sternberg (2008), explica que a percepção é um conjunto de processos pelos quais reconhecemos, organizamos e entendemos as sensações que recebemos dosestímulos ambientais. A percepção engloba muitos fenômenos psicológicos, mas neste capitulo vamos tratar apenas da visão.
Estudos feitos com imagens, que a principio mostram apenas um borrão de sombras ocultauma imagen que só é visto após ter organizado todas as sensações para formar um percepto mental, ou seja, uma representação mental do estimulo recebido, em outro caso, vemos o que não existe, sãoimagens criadas para gerar uma ilusão de ótica, nesse caso as ilusões perceptuais sugerem aquilo que sentimos não é necessariamente o que percebemos.
Para entender melhor o processo o autor explica quea percepção envolve quatro elementos: objeto distal, meio de informação, estimulação proximal e objeto perceptual. A estimulação proximal muda constantemente devido a natureza variável do ambiente ede processos fisiológicos, portanto ele trata melhor da questão fundamental da constância, que seria quando nossas percepções de objeto tendem a ficar constantes, mesmo que estímulos registrados pornossos sentidos mudem.
A percepção pode ser vista de duas abordagens teóricas: a percepção construtiva e a percepção direta, a primeira afirma que quem percebe constrói o estimulo recebido, a segunda,que toda a informação advém de dados sensoriais(como os da retina) que recebemos. Em pessoas com lesões cerebrais(agnosias), existe um déficit na percepções de forma e padrões, não reconhecendoobjetos em seus campos visuais, em outro caso(simultagnosia), não conseguem prestar atenção em mais de objeto ao mesmo tempo, nas pessoas que sofrem de prosopagnosia a dificuldade esta em reconhecer rostoshumanos, inclusive os seus próprios. Outros déficits incluem vários tipos de daltonismo e a capacidade de perceber movimentos.

2. REFERÊNCIA

STERNBERG, Robert J. Percepções. In:___ ....
tracking img