Historia do rock no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DO ROCK NO BRASIL



Decada de 50

A história do rock no Brasil tem início nos anos 50, período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade do século XX. Depois de conquistar popularidade nos Estados Unidos a partir do final da década de 40, o rock aportou no Brasil somente em outubro de 1955, quando a cantora de samba-canção Nora Ney regravou o hit Rock aroundthe Clock, de Bill Haley & His Comets. A música foi regravada para a versão brasileira da trilha do filme Sementes da Violência (Blackboard Jungle).

A versão foi um sucesso e em uma semana após o lançamento, a canção já estava no topo das paradas do País. Porém, mesmo com a atenção despertada, Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero - tirando a irônica Cansei do Rock, em 1961. Em dezembro de1955, a mesma canção recebeu uma versão em português (Ronda das Horas) por Heleninha Ferreira, mas não atingiu o mesmo êxito comercial.

Entre 57 e 58, diversos artistas gravaram versões em português de músicas americanas, como Até Logo, Jacaré (See You Later, Alligator), Meu Fingimento (The Great Pretender dos The Platters) e Bata Baby (Long Tall Sally, de Little Richard). Somente em 1957apareceu o primeiro rock composto originalmente em português: Rock and Roll em Copacabana, escrita por Miguel Gustavo e gravada pelo excêntrico Cauby Peixoto. Apesar do sucesso, o cantor também não voltou a gravar outras canções do gênero.

O primeiro grande ídolo do rock brasileiro nos anos 50 foi Celly Campelo. A cantora começou sua carreira em 1958 com o irmão Tony, lançando o compacto ForgiveMe/Handsome Boy, que vendeu 38 mil cópias. Mas isso não era nada em comparação às 120 mil cópias que sua versão de Stupid Cupid, que virou Estúpido Cupido, em 1959. Seu sucesso estourou uma febre nacional, tanto que a cantora chegou a ter uma boneca própria, reproduzida na capa do LP Celly Campello, A Bonequinha Que Canta.

Celly gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy e Banho de Lua,que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus que lhe conferiram o título de Rainha do Rock Brasileiro. Mas por incrível que pareça, Celly optou por abandonar a fama, parando  sua carreira de rockstar no auge para se casar, aos 20 anos. Em 1976, foi trazida de novo ao sucesso graças à novela Estúpido Cupido, da TV Globo. Incentivada pelo sucesso de sua participação na telenovela, tentou retomar acarreira, gravando um disco e marcando algumas apresentações. Mas com o término do programa, voltou ao ostracismo e morreu em 3 de março de 2003, vítima de um câncer.

Nora Ney – Nora Ney foi o nome artístico de Iracema de Sousa Ferreira, que nasceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1922. Nora foi uma conhecida cantora de samba-canção e responsável por gravar o primeiro rock no País: umaversão de Rock Around the Clock de Bill Haley & His Comets, em outrubro de 1955. Porém, depois da irônica Cansei do Rock, em 1961, Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero.

Gauby Peixoto – Cauby Peixoto gravou em 1957 o primeiro rock com letra em português: "Rock and Roll em Copacabana", escrito por Miguel Gustavo. Depois de gravar a canção "Enrolando o Rock" da banda Betinho & Seu Conjunto, ocantor não voltou mais a gravar canções do gênero. Conhecido pelos penteados e figurinos excêntricos, Cauby chegou a ser considerado pelas revistas Time e Life o "Elvis Presley brasileiro".

Tony e Celly – Tony e Celly Campelo lançaram seu primeiro compacto em 1958, que tinha as faixas "Perdoa-me" e "Belo Rapaz". Os irmãos interpretaram vários sucessos, como "Lobo Mau" e "Boogie do Bebê".Porém, foi Celly que virou sucesso em 1959, com a versão brasileira de Stupid Cupid (Estúpido Cupido). A música foi lançada no programa do Chacrinha e se alastrou por todo o País, mas Celly largou a carreira aos 20 anos, para se casar.

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2011/07/12/279576-especial-rock-brasil-a-decada-de-50



Decada de 60

A história do rock brasileiro no início...
tracking img