Igreja catolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização.
Conforme Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998) a Igreja Católica Romana contribuiu bastante para evolução administrativa. À proporção que o cristianismo se expandia ocasionava em muitos conflitos, fazendo surgir novas seitas, por senti-se pressionadas a Igreja passou a definir commais clareza as suas missão, objetivos, diretrizes, regras e regularmente, assim como a sua hierarquia organizacional. Desenvolveu uma relação altamente centralizada de autoridade e responsabilidade, ocasionou em muitos conflitos entre centralização e descentralização existentes até hoje. Essas características além do grau de imposições de diretrizes, doutrinas, procedimentos, entre outros sãouns dos principais fatores de diferenças de seitas cristãs.
Conclui-se que esta estrutura eclesiástica serviu de modelo para várias outras instituições que por sua vez aplicaram diversas normas, princípios administrativos utilizados na Igreja.
Através dos séculos, as normas administrativas e princípios de organização pública foram-se transferindo das instituições dos Estados para as instituiçõesda nascente Igreja Católica e para as organizações militares. Ao longo dos séculos, a Igreja Católica  foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenação funcional.
Hoje a Igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeçaexecutiva. De qualquer forma, a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.
Administração de Empresas, uma das mais completas profissões e de grande atuação no mercado, seja em empresas de pequeno, médio e grande porte.A Administração, como atividade relacionada com a cooperação humana, existiu sempre.
Naturalmente a administração tem sido alvo de relativo interesse por parte da sociedade organizada em todo o decurso da história civilizada. Verdadeiramente a administração evoluiu através do empirismo (doutrina que admite que o conhecimento provém da experiência). A administração empírica era processada atravésde experiências anteriores. A administração tornou-se ciências a partir de estudos e pesquisas obedecendo a técnica e o emprego da metodologia.
A preocupação com a administração e seu estudo começou com o repentino surgimento de grandes instituições. E desde então, verificou-se a necessidade de soluções mais claras e concretas em busca de uma forma única de organização.
As instituições otomanasrefletiam um sistema altamente aperfeiçoado de administração. O papel desempenhado pelas Instituições na evolução da administração merece destaque, já que nelas e com elas muitos dos ensinamentos administrativos foram aproveitados ou desenvolvidos. Neste contexto podemos citar alguns dos mais importantes: o Estado, os filósofos, a Igreja Católica e a Organização Militar.
Dentre estasapresentaremos A Influência da Igreja Católica na Administração.
O termo grego KATHOLICÓS significa "universal", e foi aplicado à Igreja no sentido de sua universalidade geográfica e conceitual, "apostólica" vem da continuidade da tradição e trabalho dos apóstolos e o termo "romana" vem do fato da sede principal estar situada em Roma. À medida que o império Romano desaparecia, a Igreja Católica crescia nahistória da civilização, utilizando a mesma base romana de administrar: hierarquia, disciplina e centralização de comando, a Igreja de Roma regulou a vida civil e manteve, desde o Feudalismo até a Idade Média, o monopólio da política e da economia na Europa ocidental, cobrando impostos e comandando as guerras santas, onde dois papas foram essenciais para o sucesso da Igreja Católica como um...
tracking img