Historia do maranhao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I – A Invenção do Maranhão
O Nome do Maranhão. Não há apenas uma hipótese quanto ao a origem do nome do estado do Maranhão. A teoria mais aceita é de que Marañón era o nome dado ao Rio Amazonas após a fronteira com o Peru e no tempo das colonizações portuguesas e espanholas eles costumavam a nomear os locais com os nomes de vários rios. Outra hipótese é porque o estado tem umemaranhado de rios .
A Expansão Marítima Européia alcança o Maranhão e os Europeus em terras maranhenses. Alguns historiadores afirmam que os espanhóis chegaram aqui antes dos portugueses,foram eles Diogo de Lepe, Vicente Pinzon e Alonso de Ojeda,mas não permaneceram aqui devido ao Tratado de Tordesilhas e o Maranhão encontrava-se na zona permitida somente a Portugal explorar.
Capítulo II –Tentativas de Ocupação
Período Pré-Colonial (1500-1530). Após o descobrimento do Brasil,Portugal não começou uma pronta exploração aqui,pois não encontrou produtos tão valiosos quanto aqueles que obtinham no Oriente e na África,nesse período porém os portugueses dedicaram-se apenas quanto ao reconhecimento e a defesa do litoral brasileiro e com a extração do pau-brasil já que não encontraram metaispreciosos e nem outros produtos de comercialização.
A necessidade de Colonizar. Com a constante presença de estrangeiros no litoral brasileiro,principalmente a de franceses,a coroa portuguesa resolveu povoar definitivamente a colônia, também buscando alternativas com o declínio do comércio com o Oriente,o processo começou com o envio de Martin Afonso de Sousa em 1531,que em seguida fundou a 1ª vilabrasileira,São Vicente.
A Exploração e o Sistema de Capitanias Hereditárias. A coroa portuguesa já havia enviado Martin Afonso de Sousa em 1531 e este mesmo mandou que um de seus navios em 1532 viesse a explorar as terras do Norte,onde voltou constatando a presença das chamadas drogas do sertão, porém a colonização dessas áreas só seriam implantadas com o Sistema de Capitanias Hereditárias.Em 1534 a coroa portuguesa resolveu implantar o sistema de Capitanias Hereditárias para colonizar o Brasil e torná-lo uma fonte de lucro,as Capitanias eram grandes lotes de terra que se estendiam no sentido horizontal,sendo dividido em 15 lotes que se estendiam de Norte à Sul.
As Capitanias do Maranhão. Com o Sistema de Capitanias, o Maranhão ficou dividido em dois lotes,o 1º lote foi doado aJoão de Barros e Aires da Cunha,já o 2º Lote ficou com Fernão Álvares de Andrade.
As primeiras tentativas de Colonização. Depois de divididas as Capitanias, João de Barros, Fernão Álvares de Andrade e Aires da Cunha organizaram uma expedição que chegou ao Maranhão em 1536,mas foi uma tentativa sem sucesso,visto que logo ao chegar na costa maranhense o navio que vinha Aires da Cunha naufragou e omesmo morreu. Não se sabe ao certo onde foi a primeira povoação em solo maranhense,se foi em Upaon-Açu (São Luís) ou em Cumã (Alcântara).
Em 1554 João de Barros abandonou sua Capitania e a mesma foi doada a Luiz de Melo e Silva,que em 1554 organizou pessoalmente uma expedição, esta expedição assim como a de Aires da Cunha naufragou no Boqueirão e outra sob o comando de Luis de Gamboa, que nãoobteve nenhum sucesso. Ainda se tem notícias de outras expedições que não tiveram sucesso, a de Gabriel Soares de Souza em 1591, a de Pero Coelho de Sousa em 1603, a de Francisco Pinto e Luís Figueira em 1607,sendo que os 3 últimos nem chegaram ao Maranhão pois não conseguiram passar pelo Ceará por causa dos índios.
Capítulo III – Os Índios do Maranhão
Os Donos da Terra. Os primeiros habitantesdo nosso estado foram os índios tupinambás,cujo a ilha de São Luís era chamada por eles de Upaon-Açu (Grande Ilha),em 1612 quando a colonização européia chegou no Maranhão a população indígena era em torno de 225.000 índios,sendo que foi drásticamente reduzida,sendo que atualmente residem no Maranhão aproximadamente 14.000 índios.
Início da Escravidão. Por volta de 1600 à 1606 começou de...
tracking img