Estrutura e funcionamento do ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Ao se reconstituir a trajetória da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, tendo por referência a própria história da educação e da formação dos profissionais da educação, percebe-se que, em diferentes momentos, o ensino dessa disciplina sofreu em seus conteúdos e objetivos influência do contexto social, político e econômico. No entanto essa reconstituição histórica do conteúdonão é linear, se dão num entremeado social, político, econômico e cultural onde se confrontam com a teoria e prática pedagógica, constituindo-se assim em propostas de programas que tendem a responder, em suas linhas gerais, às opções (teóricas e político-pedagógica) dos professores, conforme as tendências das políticas governamentais, dos movimentos dos profissionais da educação e da produçãointelectual na área.

Palavras-chave: Política Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Disciplinas Educacionais.

1 INTRODUÇÃO

A partir do final da década de 60, todos os cursos de formação de professores Pedagogia e outras Licenciaturas (nível superior) e Cursos Normal de Magistério (nível médio) passaram a incluir obrigatoriamente em seus currículos a disciplina Estrutura eFuncionamento do Ensino. Em que pese sua relevância pedagógica, esta disciplina parece relegada a um plano secundário na consideração e no interesse de muitos estudantes que, entre outros, apontam como maiores problemas a superposição de conteúdos e a falta de definição da função da disciplina.
Ao se reconstituir a trajetória da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, tendo por referência aprópria história da educação e da formação dos profissionais da educação, percebe-se que, em diferentes momentos, o ensino dessa disciplina sofreu em seus conteúdos e objetivos, influência do contexto social, político e econômico.
No entanto essa reconstituição histórica do conteúdo não é linear, se dão num entremeado social, político, econômico e cultural onde se confrontam com a teoria eprática pedagógica, constituindo-se assim em propostas de programas que tendem a responder, em suas linhas gerais, às opções (teóricas e político-pedagógica) dos professores, conforme as tendências das políticas governamentais, dos movimentos dos profissionais da educação e da produção intelectual na área.

2 REFERENCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Esse trabalho insere-se numa nova área de estudos epesquisas, dentro da chamada nova sociologia da educação que é a história das disciplinas escolares. Tem como objetivo abordar a história da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino desde a sua criação (1969) até os dias atuais, procurando privilegiar a prática e o conteúdo no contexto da formação do educador, dentro de uma perspectiva sócio-histórica, na qual o fenômeno analisado é inserido nocontexto econômico, político e social, sem, contudo desconsiderar as relações entre fatores internos. De tal forma, conforme sugere Goodson (1983, apud Santos, 1990: 25), que mudanças a nível macro possam ser ativamente reinterpretadas no nível micro. Para isso, ele sugere um modelo analítico baseado nas seguintes hipóteses: (A) as disciplinas não são "entidades monolíticas, mas amálgamasmutáveis de subgrupos e tradições"; (B) estas mudam de objetivos utilitários e pedagógicos até se consolidarem como disciplinas abstratas e acadêmicas, diretamente vinculadas às Universidades; (C) este processo deve ser analisado "em termos de conflito entre matérias em relação a status, recursos e territórios" (Godson (1995). Isso tem em vista a possibilidade de compreender o desenvolvimento dessadisciplina como resultante das
“contradições dentro do próprio campo de estudos, o qual reflete e mediatiza diferentes tendências do campo educacional, relacionadas aos conflitos, contradições e mudanças que ocorrem na sociedade” (Santos, 1990:27).
A adoção dessa postura deve refletir
“a idéia de que as mudanças em uma disciplina, ou conteúdo escolar, são condicionadas por fatores internos e...
tracking img