Estrutura e funcionamento do ensino

RESUMO

Ao se reconstituir a trajetória da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, tendo por referência a própria história da educação e da formação dos profissionais da educação,percebe-se que, em diferentes momentos, o ensino dessa disciplina sofreu em seus conteúdos e objetivos influência do contexto social, político e econômico. No entanto essa reconstituição histórica do conteúdonão é linear, se dão num entremeado social, político, econômico e cultural onde se confrontam com a teoria e prática pedagógica, constituindo-se assim em propostas de programas que tendem a responder,em suas linhas gerais, às opções (teóricas e político-pedagógica) dos professores, conforme as tendências das políticas governamentais, dos movimentos dos profissionais da educação e da produçãointelectual na área.

Palavras-chave: Política Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Disciplinas Educacionais.

1 INTRODUÇÃO

A partir do final da década de 60, todos os cursos deformação de professores Pedagogia e outras Licenciaturas (nível superior) e Cursos Normal de Magistério (nível médio) passaram a incluir obrigatoriamente em seus currículos a disciplina Estrutura eFuncionamento do Ensino. Em que pese sua relevância pedagógica, esta disciplina parece relegada a um plano secundário na consideração e no interesse de muitos estudantes que, entre outros, apontam comomaiores problemas a superposição de conteúdos e a falta de definição da função da disciplina.
Ao se reconstituir a trajetória da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, tendo por referência aprópria história da educação e da formação dos profissionais da educação, percebe-se que, em diferentes momentos, o ensino dessa disciplina sofreu em seus conteúdos e objetivos, influência do contextosocial, político e econômico.
No entanto essa reconstituição histórica do conteúdo não é linear, se dão num entremeado social, político, econômico e cultural onde se confrontam com a teoria e...
tracking img