Historia do log

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história dos logaritmos.

Inventados por John Napier durante 20 anos, os logaritmos surgiram a fim de simplificar os processos de multiplicação e divisão.
John Napier refletiu sobre o que játinha sido publicado sobre a sucessão de potências de um número dado, em que estudou os resultados que Arquimedes, apresentado como "Arithmetica Integra". O mesmo publicou o resultado de parte dassuas investigações, num primeiro livro, "Mirifi Logarithmorum Canonis descriptio", expondo os meios que tinha empregue, que explica o logaritmo natural comparando os termos da progressão aritmética egeométrica. Ilustra também as tabelas dos logaritmos de algumas funções trigonométricas relativamente aos ângulos do primeiro quadrante.
Vejamos a figura representada abaixo que se trata da “Tabela delogaritmos Neperianos:”

Então, John Napier definiu o logaritmo da seguinte forma, primeiro começou por tentar manter os termos da progressão geométrica, de potências inteiras de um número dado,perto uns dos outros. Mas era necessário que o número dado estivesse perto de um, sendo assim, Napier decidiu utilizar, 1 – 10-7 = 0,9999999, para conseguir o equilíbrio e evitar o uso das casasdecimais, Napier multiplicou todas as potências por 107, então temos:

Em que L é o logaritmo de Napier do número N. Considerou o logaritmo de 107  igual a zero.
Se dividíssemos tanto os números comoos logaritmos por 107 , obteríamos praticamente um sistema de logaritmos de base 1/e, em que:

Mas, John Napier não tinha a idéia de base do sistema de logaritmos, nem da importância do número eque só um século mais tarde, com o desenvolvimento do Cálculo Infinitesimal, viu a sua importância ser reconhecida.
Embora John Napier fosse o primeiro a publicar os resultados das suas investigações,também na Suíça, Jobst Bürgi desenvolveu o logaritmo de forma semelhante. Bürgi
escolheu um número um pouco maior 1 + 10-4 , e em vez de multiplicar por 107
multiplicou por 108 . No entanto só...
tracking img