Campanha vacinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem como tema Vacinas e seu subtema Campanha de Vacinação, abordando as seguintes patologias: Poliomielite e Influenza. A poliomielite é uma doença infecto contagiosa causada por poliovírus; a doença afeta unicamente os humanos tendo maior incidência em crianças. O vírus da poliomielite entra no corpo humano através da boca; sua preferência é pelas células dosistema nervoso, onde vai haver uma replicação provocando a morte celular e levando consequentemente a paralisia flácida aguda, ocorrendo principalmente nas pernas.
Ainda não se tem uma cura para a poliomielite, mas existem vacinas que vão conferir proteção para o individuo, que são apresentadas de duas formas: a vacina injetável (VIP) feita com vírus inativos e a vacina oral (VOP) ambas vãoapresentar o resultado desejado.
A Influenza é uma doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar ou pelas mãos que após contato com a superfície contaminada podem levar o agente infeccioso até a boca.
Assim torna-se possível compreender a atividade devacinação, pois sabemos onde queremos chegar, que é atingir o público alvo da campanha, que deve ser protegido em determinado território utilizando a vacinação.








Poliomielite
A poliomielite, ou "paralisia infantil", é uma doença infectocontagiosa causada por vírus que se instala agudamente e é caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. O déficit motorinstala-se subitamente e a evolução não costuma ultrapassar três dias, acomete; em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, e se caracteriza por flacidez muscular (perda do tônus muscular), com preservação da sensibilidade e ausência de reflexos na parte do corpo atingida pela doença.
Aspectos históricos:
A poliomielite ou polio, assim como a grande maioria das doenças infectocontagiosastem sua origem antiga. O vírus foi observado pela primeira vez em 1946. John Enders, Thomas Weller e Frederick Robbins descobriram em 1949, que o vírus da poliomielite podia ser propagado in vitro de culturas de tecidos humanos embrionários de natureza não nervosa, isto designa-se por efeito citopatogénico. Esta descoberta contribuiu também para o desenvolvimento das vacinas
No Brasil a doençacomeçou a ser observada no inicio do século XX no Rio de Janeiro e em São Paulo. A partir do ano de 1950 foram descritos surtos em diversas cidades do interior, e em 1953, ocorreu no Rio de Janeiro a maior epidemia já registrada atingindo o coeficiente de 21,5 mil casos por cem mil habitantes. A primeira vacina desenvolvida contra a poliomielite por Jonas Salk, no início da década de 1950, e que foicapaz de reduzir drasticamente o número de casos clínicos nos países em que foi empregada, não chegou a ser utilizada em ampla escala no Brasil. As vacinações sistemáticas contra a poliomielite foram introduzidas na rotina dos serviços de saúde pública do Brasil, em 1960, na cidade de Petrópolis (RJ). Em 1971, na tentativa de interromper a transmissão da doença, o Ministério da Saúde elaborou oPlano Nacional de Controle da Poliomielite. O plano estabelecia a vacinação em massa da população infantil, com a aplicação de três doses de vacina oral trivalente, com intervalos de seis a oito semanas entre cada uma delas, na faixa etária de três meses a quatro anos de idade, que havia sido identificada como a mais susceptível de apresentar a doença.
Foi estabelecido um novo plano de ação para operíodo de 1980 a 1984. A base desse plano era a criação de dois dias nacionais de vacinação em massa, empregando-se a cada ano a vacina oral, a fim de se alcançar, alta cobertura vacinal em todas as regiões brasileiras em um único dia e, com isso, interromper a circulação do vírus, pela ampla disseminação em todo país, assim o vírus da poliomielite foi erradicado do Brasil no ano de 1989....
tracking img