Golpe militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil

2. Essa época foi do ano de 1964 a 1985. (A Ditadura Militar no Brasilteve uma duração de 21 anos,  iniciando em 1964 e tendo seu término em 1985.)

3. E Foi caracterizada pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguiçãopolítica e repressão aos que eram contra o regime militar.

4. A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961.

5. O vice João Goulart assumiu a presidência 1961

6.Foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização popular e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários,banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.

7. Ospartidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelodesabastecimento que o Brasil enfrentava.

8. No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil ( Rio de Janeiro ), onde defende as Reformas de Base. Nesteplano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.

9. Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções deJoão Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.

10. Seis dias depois, em 19 de março, os conservadoresorganizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo....
tracking img