Empresa collection

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
7

1. INTRODUÇÃO
"Convergência de voz e dados" é uma das expressões que mais temos nos habituando a ouvir. A convergência de múltiplas mídias, especialmente voz e dados é, sem dúvidas, um dos assuntos mais abordados na atualidade pelas empresas ligadas aos segmentos de redes de computadores e de sistemas de telecomunicações. Convergência não é um tema recente. Desde, aproximadamente, o finalda década de 80, as empresas que lidam com tecnologia começaram a se voltar para esse conceito e procuraram amadurecer e estudar esta “idéia”. Nessa época, o que se entendia por convergência era a busca por uma fórmula que tivesse como objetivo, aperfeiçoar e otimizar os meios de comunicação através da instalação de equipamentos ou da utilização de sistemas e que permitissem a coexistência dotráfego de vídeo, voz e dados no mesmo meio de transmissão, facilitando a manutenção e operação da rede. E foi com base nesse, ainda, conceito que muitas redes corporativas foram construídas visando suportar aplicações que precisavam cada vez mais de gerenciamento, integração e segurança. Apresentaremos uma proposta técnica para expansão tecnológica da rede de computadores da empresa Collectionconsiderando, especialmente, o uso de seus recursos por usuários e clientes analisando seu ambiente de Data Center e demais instalações, citando os conceitos de cada aplicação e serviços na rede da empresa. Visando a garantia da continuidade dos serviços, usaremos redundância nos ativos da rede, aperfeiçoando os serviços com escalabilidade e segurança, com o apoio de sistema de monitoramento pró-ativo,verificação de intrusão e consumo de recursos, para uma verificação completa e prevenção a falhas, de praticamente todas as ocorrências na infra-estrutura da referida empresa.

8

2. OBJETIVO
Plano e definição da solução de TI para a Empresa Collection, visando a reestruturação do ambiente de TI, teste, implementação e por fim suporte on-going do ambiente.

2.1 Objetivo Específico
Estetrabalho pretende abordar as questões levantadas no item anterior com o objetivo de:



Verificar as características principais do procedimento atualmente utilizado para a alocação da demanda da empresa Collection;



Propor uma remodelagem da rede e a implantação de novas soluções tecnológicas melhorando seu atendimento ao mercado externo com o objetivo de aperfeiçoar seus processos e suademanda, com garantia da continuidade dos serviços;



Mensurar os impactos das mudanças propostas na estratégia de ampliação tecnológica, sobre o desempenho da estrutura em análise.

3. REDE COLLECTION
A rede da empresa Collection é formada por ativos de rede da marca Cisco, e servidores Dell, Power Edge 2950 III, por tratar-se de hardware robusto e veloz, o sistema operacional usado nosservidores é o Windows 2008, com serviços de AD (Active Directory), DNS (Domain Name System) externo e interno, DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) Server, E-Mail, Web e Aplicações. O Servidor de Firewall, IDS (Intrusion Detection System) e IPS (Intrusion Prevention System) será instalado sobre a plataforma GNU/Linux, por ser um sistema mais robusto e indicado para este tipo de serviço,provendo mais estabilidade e menor incidência a falhas, sem falar na relação de custo e benefício desta solução.

9

Figura 1. Intranet work – Collection

Diante a necessidade de criamos uma redundância para o servidor de e-mail que é o principal canal de cobrança da empresa Collection e levando em consideração, que os mesmos não possuem nenhum tipo de redundância buscamos redistribuir osatuais serviços entre os sete servidores existentes visando a melhoria e o melhor uso dos recursos do Data Center.

Tabela 1. Distribuição atual de Servidores e Serviços da Empresa Collection

O PIMSERVER06 que está responsável pelos serviços de DNS (interno) e DHCP, terá seus serviços remanejados para o PIMSERVER04 onde funciona o servidor de domínio, e então o serviço de e-mail será replicado...
tracking img