Historia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: História do direito Brasileiro
Professora: Anna Walkiria
Aluno: Márcio da Silva Goulart
Objeto: Resumo do capitulo 3

Resumo
Entre 1694 e 1698 o Brasil começou a viver nova faseeconômica devido à descoberta de ouro no estado de Minas Gerais, devido à necessidade foi criada uma legislação em 19 de abril de 1702 que atendesse o cenário econômico. A legislação visava garantir aexploração de ouro e o envio do mesmo a Portugal.
Em 1720 foi criada pelo governo português as casas de fundição, para garantir a cobrança do quinto e dos impostos decorrentes do seu uso, emrepresália aconteceu em Vila Rica a revolta Filipe dos Santos, onde seu líder foi julgado e condenado ao esquartejamento vivo pelo crime de lesa a majestade, assim como Joaquim José da Silva Xavier, vulgoTiradentes no dia 21 de abril de 1792.
As invasões estrangeiras, as bandeiras, as entradas, a mineração, a pecuária e a ação dos missionários foram importantes para a realização de tratados paradefinir território brasileiro e questões do Direito Internacional, entre estes tratados estão o de Utrecht de 1715 e o de Madri de 1750.
No ano de 1807 Napoleão decretara o bloqueio continental paraimpedir o comércio das nações do continente com a Inglaterra, e Dom João firmou com a Inglaterra uma convenção para a família real ser transferida para o Brasil, entre um destes os artigos esta o artigoadicional 1 que em caso de fechamento dos portos Portugueses à Inglaterra, Portugal se comprometia a estabelecer um porto na ilha de Santa Catarina, ou qualquer outro local no litoral do Brasil, ondeas mercadorias inglesas seriam importadas livremente e transportadas por embarcações inglesas.
Em 1808 com a chegada da família real ao Brasil e com as medida adotadas para favorecer o comércio emodernizar a colônia, o status econômico e jurídico do Brasil se transformou. Acabou o pacto colonial o Brasil poderia comercializar diretamente com outras nações estrangeiras, pois, com a presença...
tracking img