Historia das redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Surgimento das Redes Sociais
A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet. Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.

Iremosmapear as redes de maior relevância e observar as características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória das primeiras redes sociais até chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade. Para complementar sua leitura leia também o artigo sobre as Características das Redes Sociais.

Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamentesignifica falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social. Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.

As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano emcompartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.

Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interação social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociaisdigitais, estas tem passado costantemente por uma série de evoluções.

A Evolução das Redes Sociais
Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90 a web seria idealizada por Tim Berners-Lee, que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na internet. A troca demensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.

Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.

Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta decomunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade.

ClassMates.com (1995)
Com o próposito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade, escola, etc, o ClassMates surgiu emmeados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na internet, isto é, levou para o online os laços sociais que haviam sido criadas no ambiente offline. Com um enorme sucesso no Canadá e Estados unidos o site possuia um modelo de serviço pago, ao contrário das redes que chegariam um tempo depois.


AOL Instant Messenger (1997)
Um dos primeiros provedores de internet, a América Onlinefoi uma das pioneiras na categoria bate-papo, com o AOL Messenger as primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997. Mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.

Sixdegress
Também em 1997 a primeira rede social que permitiu a criação de um perfil virtual, bemcomo a publicação e listagem de contatos, foi a Sixdegress. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de terceiros. O nome sixdegress faz referência aos seis graus de amizade, isto é, um conhecido conceito que fala que a cada 6 pessoas que conhecemos, temos um amigo em comum. O próposito da rede sociais era exatamente esse, de...
tracking img