Historia da riqueza do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos séculos 10 a 12, Idade Média, existiam diversos grupos assim como os trabalhadores. A sociedade feudal consistia em três classes, sacerdotes, guerreiros etrabalhadores. O trabalho feito na Idade Média era na terra. Grande parte das terras da Europa Ocidental e Central eram divididas em várias partes, chamados de“feudos”. Cada propriedade feudal tinha um senhor.
O senhor vivia (ou visitava) com sua família, seus funcionários e empregados em uma moradia fortificada dentro dofeudo. A terra arável era dividida em duas partes, a maior era a do senhor chamado de “domínios” e a outra parte era a do camponês.
O maior progresso da época foia substituição do sistema de dois por três campos. Era como um rodízio, em um ano no primeiro campo era de trigo, o segundo campo de cevada e o terceiro ficava emdescanso. No próximo ano mudava e assim sucessivamente. Os camponeses tinham que dividir entra si a terra, além de trabalhar de dois a três dias da semana nasterras do senhor, sem receber pagamento. E terra do senhor sempre vinha em primeiro lugar e em segundo o do servo.
Apesar de “servo” no latim significar “escravo”,os servos não podiam ser vendidos. O senhor podia passar a terra para outra pessoa, mas o servo continuava na terra, a única coisa que mudava era o senhor. Haviavários graus de servos, “servos dos domínios” que só trabalhava na terra do senhor. Os “fronteiriços” que mantinham pequenos arrendamentos. Os “aldeães” quepossuíam apenas uma cabana, para ficar e trabalhava para o senhor em troca de comida. E os vilões que eram os servos que tinham privilégios pessoais e econômicos.
tracking img