Historia da radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A história da radiologia é um projeto ambicioso que deve ser lido, interpretado e admirado por todos os que de alguma forma se interessam por nossa especialidade, responsável por uma grande mudança nos rumos da medicina mundial.

Teorias sobre a descoberta do raio X
A descoberta dos raios-X por Röntgen não foi acidental mas incidental. Com as investigações que ele e os seus colegasestavam a desenvolver, em diversos países, a descoberta já era iminente. De fato, ele tinha planejado usar um écran na próxima etapa das suas investigações e, certamente, faria a descoberta após esse passo.
Num dado momento, enquanto investigava a capacidade de vários materiais de reterem os raios, Röntgen colocou uma peça de chumbo em posição enquanto ocorria uma descarga e viu aí a primeiraimagem radiográfica. Em entrevista a um reporter de nome H. J. W. Dam, da revista canadense McClure's Magazine, Röntgen descreveu: "Eu estava trabalhando com tubos Crooke cobertos com uma proteção de papelão preto. Um pedaço de papel de platinocyanoide de bário estava sobre o banco. Eu vi passar uma corrente através do tubo e notei uma linha escura peculiar sobre o papel.”
O artigo original deRöntgen, "Ueber Eine Neue Art von Strahlen - Sobre uma nova espécie de Raios", foi publicado 50 dias depois, em 28 de Dezembro de 1895. A 5 de Janeiro de 1896, um jornal austríaco relatou a descoberta, por Röntgen, de um novo tipo de radiação. Após a descoberta dos raios-X, Röntgen recebeu o título de Doutor Honorário em Medicina, da Universidade de Würzburg. Até os dias atuais, nenhuma das suasconclusões foi considerada falsa. Atualmente, Röntgen é considerado o pai da Radiologia de Diagnóstico - a especialidade médica que utiliza imagem para o diagnóstico de doenças.
Devido à sua descoberta Röntgen foi laureado com o primeiro Nobel de Física, em 1901. O prêmio foi concedido "em reconhecimento aos extraordinários serviços que a descoberta dos notáveis raios que levam seu nomepossibilitaram". Röntgen doou a recompensa monetária à sua universidade, convicto de que a ciência deve estar ao serviço da humanidade e não do lucro. À semelhança da escola científica alemã da época, e, da mesma forma que Pierre Curie faria vários anos mais tarde, rejeitou registrar qualquer patente relacionada à sua descoberta.






BIOGRAFIA DE RONTGEN
Wilhelm Conrad Rontgen nasceu em 27 de março de1845. Era filho único de Friederich Conrad Rontgen, um industrial e comerciante de tecidos em Lennep, Alemanha. Aos três anos sua família se mudou para Apeldoorn na Holanda, próximo de onde moravam os pais de sua mãe, Charlotte Constance Frowein. Em 1862, entrou na escola técnica de Utrecht, de onde, entretanto, foi expulso acusado de ter produzido uma caricatura de um dos professores. Assim, seupai o inscreveu num exame particular que lhe permitiria ingressar na universidade de Utrecht. O rapaz se preparou por um ano e, às vésperas do teste, o examinador que simpatizava com Wilhelm adoeceu e foi substituído por um dos professores que havia votado na sua expulsão. No dia seguinte, foi reprovado. Um amigo suíço da família os avisou que a escola politécnica de Zurique aceitava estudantesmenos qualificados desde que passassem num rigoroso teste de admissão. Desta forma, Wilhelm começou a estudar em Zurique em 1865 e dois anos e meio depois recebeu o diploma de engenheiro mecânico.
Depois de formado, foi convidado a permanecer como assistente do professor de física, DR. August Kundt, nesta mesma instituição, juntos, reorganizaram o laboratório de física experimental, Kundt foitransferido inicialmente para a universidade de Wurzburg e depois em 1874, para Estrasburgo, levando consigo Rontgen. Seus trabalhos tratavam de calor específico dos gases, condutividade térmica dos cristais, modificação dos planos da luz polarizada por influências eletromagnéticas, variações nas funções da temperatura e da compressibilidade da água e de outros líquidos. Em 1875, Rontgen aceitou o...
tracking img