Historia da psicologia

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
1 - Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica? O Behaviorismo foi fundado por John Broadus Watson em 1913 através do artigo Psychology as theBehavioristviews it. Essa corrente também pode ser chamada de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento ou simplesmente Análise do Comportamento.
2 - Para osbehavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado? Os behavioristas vêem o comportamento como objeto de estudo da Psicologia, sendo ele caracterizado como algo observável, mensurável,cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3 - Como o homem é estudado pelo behaviorismo?O homem é estudado a partir de uma interação com o ambiente, sendo tomadocomo produto e produtor dessas interações. Ou seja: o comportamento não se trata de uma ação isolada, ele é conseqüência do ambiente em que o sujeito a pratica.
4 - Qual o mais importante teórico dobehaviorismo?O mais importante teórico behaviorista foi Burrhus Frederic Skinner.
5 - O que é comportamento reflexo ou respondente?Dêexemplos .Comportamento reflexo ou respondente é aqueleinvoluntário, que apresenta respostas produzidas por estímulos do ambiente. Um bom exemplo disso é o reflexo patelar, em que o quadríceps se estira assim que o tendão patelar é percutido.
6 Como o comportamentorespondente pode ser condicionado? Dê exemplo.O processo pelo qual certo estímulo, que antes não produzia respostas, passa a estimular reações semelhantes às do comportamento respondente quando somadosa um estímulo eliciador é chamado de condicionamento. A experiência mais famosa de Ivan Pavlov sustenta a teoria: um cão, ao ver e cheirar um pedaço de carne, começa a salivar. Se tocarmos umacampainha e mostrarmos a carne junto à mesma, o cão, ao olhar em direção ao estímulo sonoro, fará a associação do som à comida. Repetida a ação várias vezes, o cão passará a salivar apenas ao ouvir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da psicologia
  • Historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e Historia
  • historia da psicologia
  • História da psicologia
  • Psicologia e história
  • História da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!