Historia da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A Constituição Histórica da Psicologia como Ciência
A Psicologia é um conjunto de idéias psicológicas que a fundamentam e movem essa ciência até os dias atuais.
Olhar da autora direciona-se a compreensão do homem e como diferenciá-lo dos demais animais “Os animais têm seus comportamentos herdados biologicamente e determinados basicamente pela transmissão do código genético. Seu modo de agir écaracterizado pelos reflexos e instintos, que são os mesmo para uma dada espécie e não variam de indivíduo para indivíduo dessa espécie” (A diversidade da Psicologia).
Diversas ciências voltam-se á pensar nesse homem, um ser que é capaz de pensar, organizar e estruturar desejos e objetivos, um ser singular que lembra do passado e programa o futuro com processos intencionais e consciente.
O SerHomem é detentor da sua subjetividade privada com sentimentos únicos e particulares, e esta experiência privada ao ser questionada, ela entra em crise, a sua maior crise é quando acontece o questionamento dos seus valores, normas e costumes especialmente em momentos de crise sócio-históricos.
O homem é livre, e o antropocentrismos traz a característica fundamental: O homem é tido como livre, oque cria a possibilidade de definição de seu lugar social, pelo menos ideologicamente. Ele – Homem natural – pode agora ser conhecido e passa a ser visto como objeto e como parte integrante da natureza. A razão começa a ser encarada independente da fé e os dogmas da igreja são questionados, inclusive a existência e Deus. A produção de conhecimento começa a se basear em lógicas de matemática,geometria, principalmente na observação e experimentação.
Leia mais: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAtJ8AI/historia-psicologia-como-ciencia#ixzz23WLdW7mS
Ao longo da história da psicologia, o objecto a que a psicologia se propunha a estudar foi constantemente modificado. Co-existiram variadíssimas correntes científicas que pretendiam explicar o conceito de Ser Humano e estudar todos os processosmentais nele existentes. Porém houve algo que todas as teorias seguiram: a psicologia deveria estudar o comportamento.
História Fundou o Laboratório de Psicologia Experimental em 1879, em Leipzig, na Alemanha. Aí estudou o comportamento de indivíduos pré-preparados tanto psicologicamente como fisicamente quando recebiam estímulos em determinados instantes. Wundt apontava tudo o que seuscolaboradores diziam sentir, tentando assim decompor a consciência humana nos seus elementos mais simples - as sensações.
[editar]
Técnica
Como método, Wundt usava a introspecção controlada para estudar a consciência humana.
Método: InstrospecçãoObjecto: Consciência. |
Apreciação Crítica
Ao usar-se como método somente a introspecção controlada, o estudo da psicologia torna-se muito limitado: assim,não é possível estudar-se o comportamento de um indivíduo débil mental, de um animal ou de uma criança.
Pavlov e a Reflexologia
História
Estudou as secreções gástricas e apontou que tanto os animais como os seres humanos adquiriam reflexos condicionados que se associavam aos reflexos inatos. Para Pavlov, o que se designava por espírito mais não era do que as actividades cerebrais, defendendo queo córtex era o centro onde se davam todas estas ligações comportamentais.
[editar]Técnica
Assim o estudo da psicologia deveria-se circunscrever ao estudo dos reflexos, passando a denominar-se Reflexologia
Método: Método Experimental
Objecto: Comportamento Observável |
Apreciação crítica
Para muitos psicólogos, esta teoria não se inseria em todo o estudo da mente: não poderíamos com areflexologia estudar as decisões subjectivas dos indivíduos.
Watson e o Behaviorismo

]História
Watson é considerado o pai da psicologia científica. Demarcou-se de forma radical de toda a psicologia tradicional, defendendo que a consciência não seria objecto de estudo da Psicologia. Segundo Watson, só se poderia estudar o comportamento directamente observável, pois, para o estudo de um objecto, o...
tracking img