Historia da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1
Historia da Psicologia

A psicologia tem uma historia de dois milênios que começa no ocidente entre os gregos no período anterior a era cristã.
Os gregos ao se organizarem passaram a ter uma produção planejada e bem sucedida.
Os filósofos pré Sócrates precisam definir a relação do homem com o mundo por meio de percepções discutiam se o mundo existe
Os grandes filósofos gregos foram:Sócrates: pai da filosofia é um filosofo se preocupou com o limite que separa o homem dos animais, acreditava que a razão era principal característica humana, a consciência que lhe dizia o que era certo ou errado. Sócrates dizia que a única coisa que ele sabia era que nada sabia.
A máxima para Sócrates era “conhecer-te a ti mesmo” o homem deveria se conhecer para conhecer aos outros. Não háregistro seu nem de sua obra e só o conhecimento por intermédio de Platão, seu discípulo.
Platão: discípulo de Sócrates , desenvolveu um sistema filosófico completo ele dizia que as coisas concretas desse mundo nada mais são do que sombra, procurou definir um lugar para a razão no corpo, a cabeça seria o lugar onde se encontra a lama do homem e a medula que liga a alma ao corpo, assim concebia aalma separada do corpo, com a morte da matéria (corpo), desaparecia a alma e a alma ficaria livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles: discípulo de Platão, aluno critico, não concordava com esse idealismo exagerado de seu mestre, para ele o que existe na alma humana nada mais é do que reflexo dos objetos da natureza. Ele estudou a diferença entre a razão, a percepção e a sensações elaborando oprimeiro tratado psicológico, naquela época todo conhecimento era controlado pela igreja católica.
Santo Agostinho: dentro de si ele busca a perfeição para ver a face de Deus. A igreja começa a estudar a alma, o funcionamento psíquico como um todo.
Martinho Lutero: reafirmam dogmas católicos, as pessoas precisavam permanecer fieis, todavia só existe fé onde há razão (estão interligados)
São Tomásde Aquino: o homem pode ser capaz de ter um lado teológico e um filosófico, pode questionar sem ser punido. Procura a perfeição e a essência pura da existência ( DEUS); busca na essência tal perfeição.

O renascimento foi o período de grandes transformações onde o sujeito aprende seu próprio ato de pensar e isso se dá ao racionalismo imperialista.
No renascimento desencadearam os processos dedesenvolvimento da ciência como a astronomia, física, química e biologia.

Aula 2
Psicologia Cientifica

Psicologia nasceu na Alemanha, é filha da filosofia, influenciada também pela fisiologia, começa a buscar então a metodologia através de fatos observáveis e se afasta da filosofia. No inicio do sec. XIX wundt rompe a filosofia e lança a psicologia moderna.
Psicologia experimental tudo queprecisava ser sistematizado e aprovado
Nascimento da psicologia cientifica o homem passa a ser analisado.
Psicologia experimental começa a mensurar os comportamentos
Weber: trabalha em cima dos processos de “qual é o estimulo mínimo possível que pode ser trabalhado para que haja uma reação
Fechner introduzia a ciência na psicologia
Lei de fechner weber quando o estimulo é necessário para euo homem tenha o mínimo de percepção possível
Psicologia moderna vê o homem como um objeto de estudo, surgem então as linhas teóricas da psicologia onde começa a estudar o comportamento, o conglomerado de funções do homem e permeia todas as questões da psicologia
Estruturalismo: analisa estruturalmente cérebro e suas funções, quais são suas funções (parte física) levou a psicologia ao E.U. AFuncionalismo: contrapõe o estruturalismo, quer saber o que fazem as funções, estuda o pragmatismo (necessidade de provar teorias por meio de fatos) suregem William James e Edward titchener.

Titchener por sua vez estudara a consciência olhando pela maneira de como a situações aconteciam
Associacionismo: associação de idéias colocou a subjetividade do comportamento, apurou o que era observáveis,...
tracking img