Historia da musica ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida. Ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou mesmo televisão. Hoje a música se faz presente em todas as medias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de sensibilizar, entreter ou mesmo lazer.
A música nãopode ser vista como algo actual pois ela evoluiu bastante com o desenvolvimento tecnológico, é algo que se confunde com o surgimento da própria humanidade. O presente texto faz uma retrospectiva histórica da música desde as suas origens até os dias que correm. É um trabalho proposto pelo docente da disciplina de expressão Musical e arte como forma garantir uma formação na área assente nas origens eevolução da música.
O trabalho tem como objectivo geral: fazer uma retrospectiva histórica do surgimento e trajectória da música em seis períodos distintos.
E para auxiliar a efectivação do objectivo académico temos como objectivos específicos:
* Identificar os períodos históricos da música caracterizando-os;
* Indicar o estilo característico da época e os respectivos autores que sedestacaram.
Para a realização do trabalho foi usado o método de Recolha Bibliográfica de autores que abordam esta questão de arte musical. O mesmo é constituído pela presente nota introdutora, a contextualização onde há o enfoque d fulcro do mesmo e por fim apresenta-se a conclusão do mesmo e a respectiva lista bibliográfica.

História da Música
I. Música e sua origem
Desde as grandes civilizações daantiguidade, foram encontrados vestígios de instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música. A arte rupestre encontrada em cavernas transmite uma ideia de prática música ao se apresentarem figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos. As culturas que floresceram na mesopotâmia antes de cristo, fazia usos d hinos e cantos, no Egipto também se evidenciaram vestígios de música aose incorporarem em cerimónias religiosas harpas e diversas classes de flautas. No entanto, toda a cronologia do desenvolvimento musical não pode ser definida com precisão. É impossível, por exemplo, precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais. Mas, há literaturas que dividem a história da música em períodos distintos, cada qual identificado porum estilo típico da época. Um estilo musical criado gradualmente sempre com os estilos sobrepondo-se uns aos outros. A História da Música do Ocidente pode ser classificada em seis grandes períodos:
* Música Medieval até cerca de: 1450
* Música Renascentista: 1451 - 1600
* Música Barroca: 1601 - 1750
* Música Clássica: 1751 - 1810
* Música Romântica 1811 - 1900
* Música Moderna: 1901  aos dias que correm

II. Música Medieval até cerca de 1450
O termo “medieval” vem da expressão latina “medium aevum” (época intermediária) dada pelos historiadores renascentistas ao período compreendido entre o desaparecimento do Império Romano e os novos interesses pela cultura greco-romana no século XV.
Durante muito tempo, a música foi cultivada por transmissão oral, até que seinventou um sistema de escrita. Durante o período Medieval, surge pela primeira vez, a pauta musical. O monge italiano Guido d’Arezzo (c 991/c 1033; Itália) sugeriu o uso de uma pauta de quatro linhas. O sistema é usado até hoje.

A utilização do sistema silábico de dar nome às notas deve-se também ao monge Guido d'Arezzo. Associou à melodia a um texto sagrado em Latim, cuja primeira sílaba de cadalinha podia dar o nome de cada nota da escala musical.
Ut queant laxit
Ressonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solvi polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Cuja tradução é: Para que nós, servos, com nitidez e língua desimpedida, o milagre e a força dos teus feitos elogiemos, tira-nos a grave culpa da língua manchada São João.
Durante o século XIX, o sistema de Guido foi adaptado e foi nessa...
tracking img