O ladrilhador e o semeador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: GF 402
PROFESSORES: Silvia Figueirôa e Sérgio Queiroz
NOME:
RA: 083362
PERÍODO: Diurno


TIPO DE OBRA: Material bibliográfico / Livro
EDITORA: Companhia das Letras
TÍTULO:Raízes do Brasil
AUTOR: Sérgio Buarque de Hollanda
TÍTULO DO CAPÍTULO: O Semeador e o Ladrilhador
TEMA: Colonização nas Américas Espanhola e Portuguesa
PALAVRAS CHAVE :Colonização - História – CulturaOBJETIVO GERAL: O objetivo principal do autor, neste capítulo, é introduzir a discussão sobre as origens e processos da colonização nas américas espanhola e portuguesa, abordando aspectosfundamentais que estruturaram o modo de vida nas cidades americanas.

IDÉIAS DO AUTOR: No texto, o autor trabalha com uma analogia, como sugere o próprio título do capítulo, entre um ladrilhador e umsemeador. No caso, Portugal, por considerar a colônia somente como local de passagem, predominou o caráter de exploração comercial das riquezas existentes, deixando de contribuir com uma colonização maisincisiva, que adentrasse o continente. Já a Espanha ,no caso, comparada ao ladrilhador, apesar de também explorar economicamente os recursos da terra, se preocupou em organizar e expandir seuterritório, ao contrário de Portugal.

SÍNTESE: No capítulo quatro de Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda discute de que maneiras o traçado de uma cidade pode refletir um projeto político de dominaçãoe poder. No caso, ele compara as diferentes colonizações observadas nas américas espanhola e portuguesa. A colonização espanhola assegurou o predomínio militar, econômico e político da metrópole sobreas terras conquistadas, criando centros urbanos estáveis e bem ordenados. Na América espanhola, se destaca o uso das linhas retas, onde  as ruas não se curvavam de acordo com a paisagem natural, esim, se impondo sob a paisagem. As cidades sempre começavam a ser construídas a partir da praça maior, em formato de um quadrilátero, da onde saiam as ruas principais.  Já a colonização portuguesa,...
tracking img