Historia da moeda no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução 
Na época colonial, circulavam poucas moedas pelo território brasileiro. A economia era baseada principalmente a base de trocas, usando produtos de valor (algodão, açúcar e fumo). As poucas moedas que circulavam aqui eram cunhadas em Portugal. 
Com o início da ocupação das terras brasileiras, a circulação de moedas aumentou. Além das moedas portuguesas, circulavam moedas dediversos países, trazidas pelos colonizadores, invasores, comerciantes e piratas.
Nos três primeiros séculos da colonização, a agricultura no Brasil esteve dividida, de modo desigual, em dois grandes domínios: de um lado, as plantações tropicais nas áreas de clima quente e úmido e solos ricos da zona da mata nordestina e do recôncavo baiano, e de outro, a agricultura de subsistência, em solos menosricos, nas zonas litorâneas e sublitorâneas.
O dinheiro é comumente reconhecido como um meio de troca aceito no pagamento de bens, serviços e dívidas. Além disso, a moeda serve para mensurar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui. O preço de cada mercadoria é atribuído por meio de um número específico de moedas ou cédulas que demarcam a quantidade a ser paga por esse bem. Noentanto, nem sempre uma única moeda serve de referência para uma mesma localidade. 
Foi nesse contexto que os primeiros tipos de moeda começaram a ser estipulados. Geralmente, para estabelecer algum padrão monetário, os comerciantes costumavam utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura. Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais. Umaoutra mercadoria comumente utilizada foi o sal, que foi usado como moeda entre os romanos e etíopes. 
O metal passou a ser utilizado por algumas culturas na medida em que o mesmo começou a ganhar espaço na cultura material desses povos. O fácil acesso, o apelo estético e as facilidades de mensuração e transporte fizeram dele um novo tipo de moeda. Em um primeiro momento, os metais utilizados nocomércio eram usados “in natura” ou sobre a forma de objetos de adorno como os anéis e braceletes. Foi só mais tarde que o metal passou a ser padronizado para fins comerciais. 

2. A Evolução histórica da moeda no Brasil
A conquista e a ocupação do território brasileiro foram dirigidas oficialmente pelo governo português. Esta ocupação processou-se ao longo de três séculos, sob a influênciado capitalismo mercantil. As novas terras descobertas tornaram-se propriedade dos respectivos reis das metrópoles européias, que passaram a dispor delas de acordo com seus interesses e as circunstâncias de cada momento histórico.
A política de ocupar as terras brasileiras por Portugal consistia na exploração agrícola, ou seja, do cultivo permanente do solo brasileiro para o fornecimento degêneros de interesse para o comércio. A Coroa procurou estender os terrenos de cultivo e ocupar o solo de forma permanente, a fim de se estabelecer, ocupar e proteger o território, uma vez que outras nações européias que haviam ficado de fora do Tratado de Tordesilhas, como franceses, holandeses e inglesas cobiçavam um quinhão de seu domínio. Os mesmos diziam que não conheciam nenhum decreto de Deus quedividia o mundo somente entre Portugal e Espanha, e também não reconheciam como colonizadas terras não ocupadas.
No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar. Assim, de simples empresaextrativista destinada ao abastecimento de pau-brasil, a América Portuguesa com a indústria da cana-de-açúcar no Brasil, passa a ser a primeira empresa multinacional tendo como sócios portugueses, holandeses, ingleses e outros.
O principal empenho dos colonizadores, portanto, era tornar a colônia produtora de bens comerciáveis, isto é, mercadorias de alto valor na Europa, como o açúcar, já que...
tracking img