Trato gastrointestinal de equinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os equinos são mamíferos ungulados membros da ordem Perissodactyla, juntamente com as zebras, asnos, antas e rinocerontes. Algumas das principais características dessa ordem são: desenvolvimento dos dentes, dos membros inferiores (disposição dos ossos cárpicos e társicos) e evolução dos intestinos grossos em câmaras de fermentação.

Equinos e ruminantes possuem hábito alimentar semelhante,entretanto, diferem quanto ao local de degradação microbiológica da fibra (Meyer, 1995). Nos ruminantes os alimentos são degradados no início do trato grastro intestinal: no rúmen, enquanto que nos equinos essa degradação ocorre no ceco, estrutura localizada na porção final do sistema digestório, no intestino grosso.

O sistema digestório dos equinos evoluiu e se adaptou ao comportamentode pastejo e ao tipo de alimento selecionado por esses animais ao longo de milhões de anos. Em estado selvagem, os eqüinos tendem a gastar mais de 80% do seu tempo pastando, além disso, selecionam como alimentos forragens tenras e suculentas, que possuem alta teor de umidade, carboidratos estruturais, lipídeos e proteínas solúveis, porém, com baixo teor de amido (Frape, 2007).

Ao domesticar ocavalo o homem modificou esses hábitos naturais. O homem passou a manter os equinos presos em baias, com um pequeno número de refeições por dia, e sem capacidade de selecionar o alimento. Sua dieta agora é rica em amido, um dos grandes responsáveis pelos transtornos digestivos observados nestes animais.

O sistema digestório ou canal alimentar pode ser dividido, principalmente, em:boca, estômago, intestino delgado e intestino grosso.





BOCA


Os lábios, dentes e língua dos cavalos são adaptados para preensão, ingestão e alteração da forma física do alimento em um estado que facilite sua mistura com os sucos digestivos e evite compactação ao longo do sistema digestório devido ao tamanho de partícula inadequado.

O lábio superior é forte, móvel e sensível,usado para colocar o alimento entre os dentes. Os lábios servem também de funil através do qual a água é sugada. O cavalo consegue separar as partículas alimentares e deixar componentes não palatáveis através da grande mobilidade dos seus lábios.

A língua do cavalo leva o material ingerido para os molares e pré-molares, onde será triturado. A produção de saliva é intensa e depende do tipo dealimento que o animal está mastigando, quanto maior o teor de fibra maior será a produção. A saliva não apresenta enzimas digestivas, entre suas funções pode-se citar a lubrificação do alimento, protegendo o epitélio do esôfago durante sua passagem até o estômago.

Os cavalos possuem tanto os incisivos superiores quanto os inferiores, o que possibilita que ele paste bem rente ao solo cortando aforragem. Problemas dentários podem causar distúrbios digestivos e cólica diminuindo inclusive a digestibilidade aparente da fibra.

De acordo com Frape (2007), mesmo entre os herbívoros os cavalos e pôneis dependem muito mais de seus dentes que os ruminantes domésticos, já que estes engolem o capim e feno com o mínimo de mastigação, dependendo da atividade ruminal para quebrar a fibra.ESTÔMAGO


O estômago é um órgão pequeno, corresponde a 10 ou 12% de todo o trato gastro intestinal, ajustado para uma recepção contínua de pequenas quantidades de alimento. O esôfago se encaixa de forma obliqua e é essa entrada é guardada por uma válvula muscular extremamente forte: a válvula cárdia. A válvula pilórica ou esfíncter pilórico também é extremamente forte e guarda a saída do estômagodo animal, impedindo o retorno da digesta do intestino para o estômago.

Sua anatomia gástrica difere da de outros monogástricos. Quase metade de sua superfície é recoberta por um epitélio escamoso e aglandular, onde ocorre fermentação microbiana devido ao pH menos ácido dessa região, devido à presença da saliva, que atua como solução tamponante. A mucosa glandular é dividida em fúndica e...
tracking img