Historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nem sempre existiu a enfermagem como conhecemos hoje, todavia sempre houve pessoas que precisavam de cuidados e de cuidadores. No início do cristianismo, como a pregação de princípios comofraternidade, caridade e autossacrifício, os agentes de enfermagem geralmente eram pessoas ligadas à igreja, os quais acreditavam que atendendo aos pobres e enfermos estariam salvando a sua alma.
Durantemilhares de anos, os cuidados não pertenciam a um orifício, menos ainda a uma profissão. Qualquer pessoa que ajudasse seus semelhantes e garantisse a eles o que era necessário para continuar vivendo eraconsiderado um cuidador .
Assim, cuidar de um doente geralmente era uma ação praticada como obra de caridade, jamais para obter remuneração.
A ação de cuidar ou tomar conta de pessoas se confunde como trabalho das mães no cuidado prestado aos filhos, ou com o cuidado oferecido a pessoas dependentes, como idosos, feridos ou doentes. A primeira forma de manifestação do cuidado humano se deu atravésda proteção materna instintiva.
Como símbolo a fecundidade, a mulher fica responsável pelos cuidados relacionados a nascimentos, crianças, doentes e idosos; já que os homens, por serem dotados demais força física, deveriam cuidar de ferimentos de guerra, traumatismo e fraturas, assim como dominar pessoas agitadas ou embriagadas.
Dessa antiga distribuição de cuidados surgiu a primeira divisãosexuada do trabalho na enfermagem, pois até hoje se percebe a maior afinidade das mulheres pela assistência às crianças e parturientes, enquanto o homem ficou mais próximo da ortopedia e dapsiquiatria.
Até meados do século XIX, era praticamente nula a assistência aos enfermos nos hospitais, onde a insalubridade aumentava ainda mais o número de mortos. Em 1854, Florence Nightingale seguiu para aGuerra da Crimeia, prestando atendimento a quatro mil feridos em dois hospitais. Florence ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, pois ela percorria as enfermaria á noite como uma lamparina na mão....
tracking img