Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SITUAÇÃO ACTUAL DA CONTABILIDADE DE GESTÃO

De acordo com o documento nº 1 da AECA de Princípios de Contabilidade de Gestão(“O Marco da Contabilidade de Gestão”), a contabilidade de gestão aparece como uma evolução da contabilidade de custos, para responder às maiores solicitações de informação das empresas. Aceitando tal pressuposto, a contabilidade de gestão tem as suasorigens nos princípios deste século, se bem que só nos anos 60, tenha surgido como independente da contabilidade financeira, momento em que a contabilidade de gestão adquiriu um verdadeiro desenvolvimento e protagonismo como principal sistema de informações na empresa para a tomada de decisões.
Assim, somos obrigados a ir até às suas origens, ou seja, à origem da contabilidade de custos , aqual é bastante remota, já que desde muito cedo, a contabilidade realizou cálculos, registos e análises dos custos e dos resultados por áreas e/ ou por produtos ( século XIV, réplicas italianas).
Sem dúvida, o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas de custos é mais recente e podêmo-lo associar à história do desenvolvimento industrial.
Consequentemente, apresentamos uma série de etapas dacontabilidade de custos e, todavia da contabilidade de gestão, que estão intimamente ligadas com a evolução da empresa(dos seus sistemas de produção e de gestão das operações, dos seus sistemas de direcção e das suas estruturas organizativas) cujo grande desenvolvimento foi impulsionado pelo capitalismo industrial.

A. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS ATÉ 1925

Este período compreende asseguintes etapas: a pré- industrial, a da Revolução Industrial, desde finais do século XVIII até meados do século XIX; e a da segunda Revolução Industrial, desde meados do século XIX até à segunda Guerra Mundial.

A.1 - ETAPA PRÉ- INDUSTRIAL
É o período prévio à Revolução Industrial, que vai até final do século XVIII. Nesta época a propriedade e a gestão da empresa estavam concentradas numa sópessoa e a actividade produtiva realizava-se fora da empresa através de operações externas. Em consequência não existia uma necessidade de informação sobre tal actividade produtiva, sendo suficiente a contabilidade financeira, desenvolvida fundamentalmente desde o final do século XV a partir da publicação da obra de Fray Lucas Paccioli. Em 1494 é impressa em Veneza a primeira edição da obra”Summade Arithmética, Geometria, Proportioni ez Proportionalitá” de Fray Lucas Paccioli, onde é exposta a Teoria das Partidas Dobradas, consequência da insuficiência da Partida Simples para a prática dos negócios comerciais da época.

A.2 - ETAPA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Desde o final do século XVIII até à primeira metade do século XIX. Esta época é caracterizada por uma profunda transformaçãoeconómica e social devido às invenções mecânicas(aperfeiçoamento da máquina a vapor de Watt (1763), tear mecânico de Cartwright em 1785, inovações na siderugia) e, pelo aperfeiçoamento do capitalismo e da empresa como unidade de produção.
As empresas industriais daquele período investem nas fábricas, introduzindo a mecanização na indústria, contratam a sua própria mão-de-obra que se concentra nessasfábricas, aplicando-se em grande escala o Principio da Especialização do Trabalho.
Esta situação exigiu uma adaptação ou reestruturação na empresa, que se manifestou em dois factos:
1. - por um lado, na ampliação da capacidade produtiva e o crescimento dos centros industriais, como resposta à necessidade de uma nova dimensão consentânea com as exigências das novas tecnologias próprias docomeço de produções em grande escala.

1. - por outro lado, na existência de uma hierarquização da empresa como fruto da divisão do trabalho.

Perante isto tornou-se necessário informar o empresário sobre o custo dos produtos e a sua composição. Portanto, foi neste período que se enquadrou, geralmente, o nascimento da contabilidade de custos com carácter científico, aparecendo...
tracking img