Conceitos chave da geografia

Curso: Geografia

Os conceitos chave da geografia Espaço, paisagem, região, lugar, território.



Porangatu/Go
Novembro 2011

Considerações Iniciais

Dentro da Geografia muitos conceitos, entendidos também como categorias de análise, são importantes para seus estudos, alguns deles mais antigose outros mais recentes, que surgem em razão da necessidade de compreensão da complexidade do mundo atual. Os principais conceitos são: espaço, paisagem, região, lugar, território. Neste trabalho busca-se uma breve compreensão desses conceitos e a discussão de sua importância para o estudo dos conteúdos geográficos.

Definições de Espaço

Dentre os conceitos da Geografia, o espaçogeográfico é o mais abrangente, apresentando-se como “um todo” do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam. O espaço é um conceito chave da geografia e trata-se de um termo muito utilizado em nosso dia-a-dia com significações distintas.
Corrêa (2003) afirma que, é com a Geografia teórico-quantitativa, a partir de 1950, que o espaço aparece como um conceito-chave. Já nadécada de 70 com a geografia crítica o espaço reaparece concebido “como lócus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade”. (p.26). O espaço geográfico é resultado da dinâmica social, da reprodução das relações sociais, de dominação e subordinação.
Segundo Santos (1980), sua definição é árdua, porque a tendência é mudar com o processo histórico, uma vezque o espaço geográfico é também o espaço social, é a natureza modificada pelo homem através de seu trabalho.
“O espaço deve ser considerado como um conjunto de relações realizadas através de funções e de formas que se apresentam como testemunho de uma história escrita por processos do passado e do presente” (p.122). Também afirma que, o espaço é, então, um verdadeiro campo de forças cujaaceleração é desigual. O que explica porque a evolução espacial não se faz de forma idêntica em todos os lugares.
Para Saquet (2002), o espaço geográfico é um produto da dinâmica sócio espacial, ou seja, das relações sociais que os homens mantêm entre si, com a natureza nata e consigo mesmo. Este espaço é dia-a-dia reproduzido através do trabalho e demais atividades do homem e revela ascontradições e desigualdades sociais, o espaço geográfico é, simultaneamente, resultado e condição dos processos sociais. Assim, espaço e sociedade condicionam-se mutuamente. Sobre o processo de apropriação e construção do espaço geográfico, Saquet (2000) afirma que, o novo não chega a todos os lugares no mesmo momento histórico, pois:

“É das desigualdades sócio-econômicas e político-culturais, no espaço,que o capitalismo se renova cada vez mais forte, integrando ao movimento de reprodução do capital não só atividades capitalistas clássicas como também atividades não especificamente capitalistas” (p.110).

Desse modo, o processo de construção do espaço geográfico registra os diversos momentos da dinâmica da sociedade e, as peculiaridades dos lugares. Os agentes desta dinâmicamaterializam-se e marcam os tempos, os quais estão subordinados às forças do modo de produção capitalista. A caracterização destes momentos faz com que o espaço geográfico seja: “Produto, resultado e condição da contraditória dinâmica, sócio - espacial”. (SAQUET, 2002, p.26).

Definições de Paisagem

A discussão em torno do conceito de paisagem é um tema antigo. Desde a sistematização daGeografia como ciência no século XIX, vem sendo discutido para
a efetiva compreensão das relações sociais e naturais de um determinado espaço.
Em diferentes regiões do planeta o conceito paisagem em sendo utilizado, divergindo dentro de múltiplas abordagens. Segundo Figueiró (2001: p.5):

A maior parte dos estudos ambientais atualmente realizados reporta-se a
diferentes modelos e...
tracking img