Guattari e w reich sobre gramsci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: PERSPECTIVA DE GRAMSCI
PROFESSOR: CARLOS ROBERTO HORTA
ALYSSON ARMONDES DA COSTA - 2007047912

Somos todos grupelhos

Felix Guattari (1930-1992)

“Militar é agir. Pouco importam as palavras, o que interessa são os atos. É fácil falar, sobretudo em países onde as forças materiais estão cada vez mais nadependência das máquinas técnicas e do desenvolvimento das ciências.”
A classe operária está profundamente infiltrada pelos sindicatos pelegos, dos partidos traidores, social-democratas ou revisionistas, e também por sua participação material e inconsciente nos sistemas dominantes do capitalismo monopolista de estado e do socialismo burocrático.
1) participação material em escala planetária: asclasses operárias dos países economicamente desenvolvidos estão implicadas objetivamente, mesmo que seja só pela diferença crescente de níveis de vida relativos, na exploração internacional dos antigos países coloniais.
2) participação inconsciente e de tudo quanto é jeito: os trabalhadores reendossam mais ou menos passivamente os modelos sociais dominantes, as atitudes e os sistemas de valormistificadores da burguesia – maldição do roubo, da preguiça, da doença, etc. Reproduzem objetos institucionais alienantes, como a família conjugal e o que ela implica de repressão intrafamiliar entre os sexos e as faixas etárias, ou então se ligando à pátria com seu gostinho inevitável de racismo (sem falar do regionalismo ou dos particularismos de toda espécie: profissionais, sindicais, esportivos,etc.).
Desde crianças as vítimas do capitalismo e do "socialismo" burocrático são corroídas por angustia e culpabilidade inconscientes que são parte das engrenagens do sistema de auto-sujeição dos indivíduos à produção.
Antagonismo entre ideal imaginário, inculcado nos indivíduos por sugestão coletiva, e realidade.
Obtenção pela sugestão audiovisual de valorização de um mundo imagináriomaternal e familiar, entrecortado por valores viris, que tendem à negação e ao rebaixamento do sexo feminino, à promoção de um ideal de amor mítico, promoção do conforto e da saúde mascarando uma negação da finitude e da morte. Todo um sistema de demanda que perpetua a dependência inconsciente em relação ao sistema de produção; é a técnica do intéressement (Participação nos lucros para despestar ointeresse do trabalhador).
Produção em série de um indivíduo despreparado, desarmado que enfrentará a realidade, sozinho, sem recursos, emperrado por toda moral e ideal que lhe foi colado e do qual ele é incapaz de se desfazer, pronto para ser acolhido pela escola, a hierarquia, o exército, o aprendizado da fidelidade, da submissão, da modéstia, o gosto pelo trabalho, pela família, pela pátria, pelosindicato, pela incerteza de sua condição em relação aos processos de produção, de distribuição e de consumo, pela preocupação com seu lugar na sociedade, e o de seus próximos.
Assim, tornou-se inevitável um mínimo de ascensão nos escalões da pirâmide das relações de produção. Diferentemente dos jovens trabalhadores, os estudates que trabalham tem segurança; os trabalhadores sofrem uma dependênciade fato e quase absoluta em relação à máquina de produção; é o esmagamento do desejo, com exceção de suas formas residuais e "normalizadas", o desejo bem pensante ou bem militante; o refúgio nas drogas, piração ou o suicídio! Quem estabelecerá a porcentagem de "acidentes de trabalho" que, em realidade, não eram senão suicídios inconscientes?
O capitalismo pode sempre dar um jeito nas coisas, masno conjunto e no essencial tudo vai cada vez pior. A humanidade terá quase duplicado em 20 anos, trazendo problemas suplementares e ninguém poderá prever soluções. Podem acontecer revoluções, mas também fascismo e companhia.
A resposta a muitos golpes está prevista, organizada, calculada pelas máquinas dos poderes de Estado.
Já está mais do que na hora de os revolucionários reexaminarem...
tracking img