Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Idade Media

Esse período, conhecido com Idade Média ou Idade das Trevas, iniciou-se em 476 e terminou em 1453.
No contexto histórico do período, que começou na Europa, o Império Romano do Ocidente sofreu uma invasão bárbara, no século V, e o governo ficava nas mãos de Carlos Magno, um imperador do Ocidente que fez a cultura greco-romana quase desaparecer.
Seus princípioseram diferentes dos pregados na arte greco-romana e essa arte se baseou no decorativismo, sem nenhuma preocupação com as figuras humanas, sendo a Igreja Católica a propagar a arte nos monastérios. Esse período vai até o século X, com o surgimento do Renascimento e as grandes navegações.
A arte era produzida nas oficinas, no governo de Carlos Magno e, com isso, um novo estilo chamado deRomânico, começou a surgir, nos séculos XI e XII, na Europa.
Características:
Na época, era utilizada a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas);
Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de se estar no céu.
As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus;
Eram nessasigrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, na cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Sua arquitetura, a base é representadapor uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada.
Arte gótica
Comércio começou a ser intenso no século XII e as pessoas começaram a se deslocar do campo para a cidade. Anteriormente, o modo de vida da população se concentrava no campo, nos mosteiros, onde a arte se desenvolvia. E, a partir daí, ela começa a se instalar nas cidades.
No início do século, a arteromânica em seus grandiosos edifícios, ainda era predominante, mas no século XVI, surge uma nova arquitetura, chamada de gótica, em hipótese, dizem que ela foi criada pelos bárbaros quando invadiram o Império.
O primeiro e grande exemplo de arquitetura gótica pode ser encontrado na França, na abadia Saint Denis, uma igreja construída por volta de 1140.
As características da arquiteturasão:
A entrada, diferente da românica, que possui apenas um portal, enquanto a gótica possui três portais que dão entrada para o interior da igreja;
Todas as igrejas do século XII e XIV têm a rosácea, uma janela redonda encontrada no portal central;
Tudo é voltado para o céu, para Deus, por exemplo, as torres que possuem pontas agulhadas;
Os arcos góticos ou ogivais permitiram aconstrução da abóbada de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura. Com a utilização desses arcos as igrejas puderam ser mais altas;
Uso dos vitrais;
Os tímpanos eram trabalhados minuciosamente com esculturas que narravam histórias e as colunas era outro fator que atraía a atenção de um visitante;
Uso do arcobotante, arcosque transmitem o peso de uma abóbada para os contrafortes externos.
Obras de destaque:
Catedral de Notre Dame de Paris;
Catedral de Notre Dame de Chartres.

Arte Mordena

Idade Moderna é o período compreendido entre 1453 a 1789 - data que marca o início da Revolução Francesa.
Ela mostra parte da história do Ocidente. Em 1453, temos a queda do Império com a tomada dos turcos pelacapital Constantinopla. Esse foi um período de muitas transições, de revoluções e substituição do sistema feudal para o sistema capitalista.
No final da Idade Média, a arte moderna já se iniciava, sendo uma forma de preparação para o renascimento de um novo marco na história da arte.
Na Itália, a partir do século XIV, o renascimento se inicia de 1300 a 1650. Esse foi um período marcante na...
tracking img