Historia da arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O soberano e seu palácio

O texto “o soberano e seu palácio”, de Jean-Claude Margueron, fala sobre quando e onde apareceram as primeiras noções do que era riqueza e realeza, de como pequenascomunidades aldeãs que contavam com apenas algumas centenas de pessoas se tornaram grandes cidades com grande população, cheia de riquezas, templos e palácios.
Essa transformação ocorreu durante oIV milênio a.C., entre os séculos XXV e XIX a.C., onde as cidades da mesopotâmia eram governadas por reis-sacerdotes que normalmente se sucediam de pai para filho, onde a iconografia apresentava estepersonagem em ações militares e ações próximas ao culto, nos mostrando que a instituição monárquica era a encarnação normal da sociedade, por motivos tanto econômicos quanto militares. Portanto estavamreunidas 3 funções fundamentais da instituição: O poder militar, a força econômica e a participação no mundo divino.
Em primeiro lugar vinha o poder militar, na qual era preciso comandar ataquespor razoes econômicas, onde o sucesso aparece como um dado essencial para o poder, já que um rei só deixava um grande nome na historia se fosse um grande general, e a derrota representava odesmoronamento de seu trono, caindo sob os golpes do inimigo. O rei era tão importante que era considerado um intermediário entre os deuses e os homens, sempre presidia as principais festas religiosas do ano eencabeçava as grandes procissões levando as estatuas dos deuses. O terceiro elemento da instituição real era o poder econômico, onde o rei se apoiava no sistema palaciano, explorando a região ao seufavor.
O palácio aparece primeiro como um conjunto formado de atividades agrícolas, depois por oficinas e mais tarde por atividades comerciais destinando-se a abastecer o palácio dematérias-primas para a vida cotidiana e para pagar todos os serviços prestados. Porem, mais tarde, o rei se apoiou num aparelho burocrático que foi desviado a seu favor com uma administração muito centralizada,...
tracking img