Jardins verticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história dos jardins verticais teve início com o botânico francês Patrick Blank, especialista em plantas da floresta subtropical que inventou a técnica desse tipo de jardim. Ele começou a observar as plantas que vivem em penhascos, entrada de cavernas e rochas e percebeu que a terra funciona como base para as plantas, que necessitam mesmo é de água, luz e nutrientes. Baseado nessa constatação,ele criou uma estrutura que é proporciona um sistema livre, auto suficiente o bastante para ser pendurado na parede, e até mesmo suspenso no ar, pesando menos de 30Kg por metro quadrado.
Definitivamente, a natureza é a maior inspiração para o designer e pesquisador francês Patrick Blanc, que projeta verdadeiros tapetes verdes sobre o concreto, em ambientes internos e externos.
Segue,abaixo, trechos de uma entrevista concedida por Blanc à Gazeta do Povo, em uma rápida passagem por Curitiba para uma palestra na terceira edição do Architectour, Seminário Internacional para a Cultura e o Turismo.

"(...)Patrick Blanc
Idade:58 anos
Profissão: designer e botânico

Como é o mecanismo básico de produção e de funcionamento de um jardim vertical?
O jardim é sustentado por umaparede “verde” feita de PVC, separada por poucos centímetros da parede original. Essa grande placa aritifical tem furos, que ficam separados por 10 ou 15 centímetros, onde são grampeadas plantas, em todas as direções da parede. Para a manutenção, é preciso irrigá-las, e para isso são instalados tubos que transportam uma solução composta por água e sais minerais, bombeada a partir de um depósitoatrás do projeto. A poda das paredes é especial e eu tenho uma equipe de profissionais que conhece a minha assinatura e cuida dos jardins verticais que faço.

Como inserir a natureza na arquitetura urbana?
Das quatro bilhões de pessoas que vivem no mundo, 70% moram em cidades, deslocadas de uma vivência natural. Trazer a natureza novamente ao dia a dia é muito importante. Os seres humanos setransformaram em seres urbanos, ainda que exista algum movimento para a incorporação do verde nas cidades. O que eu faço, na verdade, é recriar um ambiente ancestral, no qual nossos antepassados viveram, a fim de reconstituir uma memória que está gravada no nosso inconsciente.(...)

Quais seriam as dificuldades de conceber um jardim vertical num país tropical, marcado pela umidade e pelaameaça de insetos?
A parede de PVC tem um isolador térmico e protege a parede original do risco de umidade, pois não a expõe à circulação da água e é aberta na parte superior e inferior. Para evitar a presença dos mosquitos, deve-se investir na diversidade dos tipos de plantas. E nos ambientes internos recomendo o uso de um vaporizador de água quente a 38°C, mais eficiente que outros tipos deinseticidas. (...)"

Os trechos da entrevista foram retirados do site:
http://www.gazetadopovo.com.br/viverbem/casaedecoracao/conteudo.phtml?id=1209199




Vantagens
O jardim vertical pode ser usado como um exterior impressionante, para fachadas ou pode ser usado também dentro de casa, com o auxílio de iluminação artificial. As vantagens naturais do Jardim Vertical são muitas.Isolamento Térmico:
A vegetação quando usadas em paredes externas de prédio e casas diminui a radiação do calor ou a penetração do frio. A folhagem atua como isolante do ar quente na superfície de alvenaria.
Nas regiões de clima muito quente ou árido, os jardins verticais podem ser usados para acrescentar beleza e conforto térmico. A vegetação diminui o calor nos ambientes, diminuindo o consumo deenergia para refrigeração.

Filtragem e melhoria da qualidade do ar:
Outra vantagem dos muros ou paredes vegetados é o aumento de massa vegetal, uma contribuição para o meio ambiente.
As plantas capturam o carbono do ar (CO2) que necessitam para o processo de fotossíntese e liberam oxigênio para o ar.
As plantas também ajudam a filtrar o pó e a poluição causada por gases e substâncias...
tracking img