D.h.e.g

3306 palavras 14 páginas
1. INTRODUÇÃO

Segundo RAÚL A. MENDOZA-SASSI (2007), apesar de diversos programas e ações terem sido implementadas no Brasil nas últimas décadas, a redução dos riscos da gravidez com conseqüente melhoria nos indicadores de saúde materna está longe de ser realidade. Entre essas implementações se destacam programas de aconselhamento à gravidez, com foco para nutrição adequada, melhora da auto-estima, apoio social e redução potenciais de fatores de risco como tabagismo, alcoolismo e drogas.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE (2000) preconiza que seja realizada ao menos uma consulta cada quatro semanas até a 36ª semana de gestação e, após este período, uma consulta semanalmente até o momento do parto. Isso representa um mínimo de nove consultas no período gestacional, porém, na prática a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE recomenda as gestantes à realização de pelo menos seis consultas de pré-natal.

Segundo a mais atual Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS-2006), esse acompanhamento médico permite identificar possíveis riscos à saúde da mulher, como diabetes e hipertensão arterial e repercussão de doenças no bebê. 74% das gestações feitas pelo SUS passaram por, no mínimo, seis consultas de pré-natal. “É um controle cujo resultado vai se refletir na maior qualidade do parto, da vida da mãe e da saúde da criança”, analisa o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, JOSÉ LUIZ TELLES.

Contudo a gravidez é o período que vai desde a fecundação até o nascimento, sendo um período de profundas modificações no corpo feminino, envolvendo todos os sistemas, que se ajustam fisiologicamente à nova condição iniciando desde há primeira semana e vai até o final da gestação. As modificações emocionais e psicológicas da mulher durante a gravidez são intensas e podem variar conforme alguns fatores: planejamento anterior da gravidez; relações familiares; quantidade de filhos e fatores hormonais, nesse período pode

Relacionados

  • DHEG Doen A Hipertensiva Espec Fica Da Gesta O
    800 palavras | 4 páginas
  • DHEG Doença Hipertensiva Específica da Gestação
    490 palavras | 2 páginas