A fisioterapia pode ajudar um paciente que tem toc?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TOC é um transtorno onde a pessoa fica perturbada por um padrão de pensamentos indesejáveis associados a comportamentos repetitivos.
Embora a causa exata do Transtorno Obsessivo-Compulsivo ainda esteja em pesquisa, os cientistas acreditam que haja mudanças no funcionando das vias do cérebro que estão envolvidas no julgamento, no planejamento e nos movimentos corporais. Influências ambientais,como relações familiares, ou acontecimentos estressantes também parecem ter significância. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo afeta aproximadamente 2% a 3% das pessoas no mundo inteiro.
Quase 70% das pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo têm os primeiros sintomas antes dos 25 anos de idade, embora só 15% delas desenvolvam sintomas depois dos 35 anos de idade. Há evidências que a doença tenhauma base genética, pois aproximadamente 35% das pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo têm um parente próximo com este problema. Embora 50% a 70% dos pacientes desenvolvam o Transtorno Obsessivo-Compulsivo depois de um evento estressante da vida — como uma gravidez, uma perda de emprego ou uma morte na família — os pesquisadores ainda não entendem exatamente como ou por que o stress pareceativar os sintomas desta doença.
Às vezes, pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo conseguem viver com suas obsessões sem dar qualquer sinal que elas estão sofrendo. Porém, normalmente elas tentarão aliviar suas obsessões desenvolvendo algum tipo de compulsão: um "ritual" persistente: repetitivo que tem por objetivo acalmar seus medos. Por exemplo, uma mulher que tem uma obsessão por achar quesua casa está suja e desorganizada, poderá limpá-la e organiz´´a-la a cada 30 minutos. Um homem que anseia que a porta de seu carro não está fechada corretamente, poderá conferir e até forçar a fechadura 10 ou 20 vezes a cada vez que desce do veículo. Embora também seja possível que uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo execute atos compulsivos que não são ativados por obsessões, istonão é muito comum.

Quadro Clínico
Os dois principais sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo são as obsessões e os "rituais" compulsivos. As Obsessões são pensamentos persistentes, repetitivos, que provocam ansiedade e que interferem na vida cotidiana e que causam sentimentos de angústia e também irrritação para com as outras pessoas. Embora as obsessões possam variar de pessoa parapessoa, elas freqüentemente se concentram em um ou mais dos seguintes itens:Medo de contaminação — Uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo pode preocupar-se constantemente que tem as mãos ou roupas sujas, ou terem medo de pegar ou de esparramar germes. Em alguns casos, este medo de contaminação se estende também à atividade sexual. A pessoa pode achar que o sexo é sujo, até mesmo entre o marido esua esposa.
Medos relacionados a acidentes ou atos de violência — Uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo pode ter pensamentos obsessivos relacionados a medos de se tornar vítima de violência ou sofrer algum tipo de lesão corporal. Por exemplo, ela constantemente pode preocupar-se que a porta da frente não está fechada, que o forno não foi desligado, ou que o cigarro não foicompletamente apagado.
Medo de cometer um ato de violência ou de ter um comportamento sexual impróprio — Uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo pode ter medo de perder o controle e prejudicar os outros, ou de cometer algum tipo de ato sexual prejudicial ou embaraçoso. Por exemplo, uma mãe amorosa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo pode sofrer de pensamentos obsessivos quanto a sufocar seu filho, ouum homem de negócios respeitável pode ter medo de tirar, de repente, suas roupas no meio de uma reunião importante.
Medo de perder a organização ou a simetria — Alguém com Transtorno Obsessivo-Compulsivo podem ter uma necessidade obsessiva de ter ordem e precisão, e pode sentir-se muito ansioso se até mesmo o menor detalhe do seu mundo esteja fora do lugar. Por exemplo, a pessoa pode ficar...
tracking img