Historia concisa do brasil - cap 1, 2 e 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “História concisa do Brasil” foi escrito pelo renomado doutor em história, Boris Fausto. Nessa versão ele aborda a história do Brasil com uma linguagem simples mas com qualidade analítica, passando os fatos mais importantes que retratam o caminho histórico de 1500 até a democracia atual.
O livro é dividido em 6 capítulos, mas vamos analisar os 3 primeiros que tratam desde “O BrasilColonial” com o pioneirismo dos portugueses encontrando a nova terra, passando pelo “Brasil Monárquico” mostrando a estrutura imperial do Brasil, até “A primeira República”, que corresponde o período pós proclamação da republica até a revolução de 1930.

Em seu primeiro capitulo Boris Fausto explica como o pioneirismo marítimo de Portugal levou o pequeno país ao “achamento” do Brasil. Assim elemostra como foi a chegada dos portugueses e seu encontro com os povos nativos, tanto na visão dos lusitanos quanto na visão dos índios que sofreram epidemias e violência cultural na mão dos europeus. A principio a nova terra não gerava muita expectativa, até a crise no comercio da Índia e a descoberta do pau-brasil que foi comerciado com a ajuda da mão de obra indígena.
Assim o os portuguesescomeçaram a usufruir mais da nova terra e criaram as capitanias hereditárias dadas ao capitães-donatários com objetivo de desenvolver o longo território, porem esse processo foi longo. Em seguida foi criado um governo geral e vieram os primeiros jesuítas com objetivo de catequizar os povos bárbaros nativos, os índios. Desde de o começo o Estado esteve fortemente ligado a igreja e a religião católica,clara herança de Portugal.
Com o Brasil colonial mais desenvolvido, veio também o trafico negreiro que era mais vantajoso que o trabalho indígena, o negro era considerado um objeto de posse e representava acumulo de riqueza. Esses escravos trabalhavam em muitas funções e dentre elas a que mais se destacou nesse inicio foi o trabalho forçado nos Engenhos de açúcar, sempre controlado pela elite dossenhores do engenho. Muitos se revoltavam e essas revoltas ficaram evidentes pela criação dos quilombos. Os primeiros centros econômicos se formaram no nordeste, Bahia e Pernambuco principalmente por ficarem mais próximos ao centro de exportação de Portugal. Nesse período as regiões ao sul ainda representavam a periferia.

Já o Império é dividido em 3 períodos políticos principais: PrimeiroImpério, Regência e Segundo Império que acaba com a proclamação da republica. Esse período também foi marcado por muitas revoltas, sendo as mais conhecidas: Farroupilha, Balaiada entre outros episódios como a noite das garrafadas.
Com a independência, o Brasil sai do controle de Portugal deixando de ser uma colônia portuguesa, mas por outro lado assume uma divida com a Inglaterra para pagar Portugalpelo prejuízo de perder as terras. Nesse momento existe a construção de uma unidade que não existia até então nas colônias que eram independentes entre si. A independência chegou a criar uma assembleia constituinte, mas que logo foi vetada por D. Pedro I devido a divergência de ideias.
D. Pedro I, apos ver que o Brasil estava entrando em uma crise econômica e politica, consequentemente gerandomuitas revoltas, voltou para Europa com interesse em assumir o trono de Portugal, deixando no Brasil seu filho D. Pedro II, que ainda era uma criança. Durante esse período o Brasil foi governado por Regentes (representantes da elite) até que D. Pedro II atingisse a maior idade. Sentindo a necessidade de centralização do poder, as elites das grandes províncias pressionaram para que D. Pedro IIadquirisse a maior idade e com 14 anos ele assume o trono e assim começa o segundo reinado.
No segundo reinado foram criados os primeiros dois grandes partidos, o partido conservador (formado por funcionários da corte aliados a elite cafeicultora) e o partido liberal (formado pelas províncias SP, RS e MG). Com o objetivo de unir o pais o primeiro sistema bancário é criado além de estradas de...
tracking img