Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Função social da odontologia
Todo conhecimento adquirido pelo homem, deve priorizar melhorias na qualidade de vida, não apenas a sua, mas da sociedade em geral.
Não obstante disso,deve estar a realidade da odontologia, como diz os trechos do juramento da organização mundial de saúde - “No momento em que sou admitido como Cirurgião-Dentista, juro: consagrar minha vidaa serviço da humanidade; ter a saúde do meu paciente como a minha maior preocupação; conservar o máximo de respeito pela vida humana”.
Na área de saúde, em especial na odontologia, eraantes possível observar um distanciamento entre profissional e paciente, não apenas pela falta de tecnologia, hoje à disposição, mas por uma mentalidade diferente, em que a função doodontólogo era apenas a detecção do problema e o seu conseguinte tratamento.
Nos dias de hoje, é preciso uma relação estreita entre paciente e profissional, não apenas para manter aclientela fiel, mas, para haver a humanização do tratamento. Por exemplo, agora a primeira etapa em qualquer consulta odontológica, é a anamnese – uma espécie de entrevista com o paciente, quese bem feita, proporciona um diagnóstico mais prático para o profissional, e uma segurança maior para o paciente, que sente uma maior integração e proximidade do dentista.
Há tambémações de assistência à comunidade, com realizações de palestras educativas, tratamentos odontológicos, com o objetivo de disseminar a importância da odontologia para a saúde e, torná-la, maisacessível.
Por tudo acima exposto, entende-se que uma saúde bucal adequada é direito de todo ser humano, e os profissionais dentistas têm papel fundamental na manutenção da mesma. Vê-seassim que a odontologia cumpre sua função social à medida que presta assistência à comunidade, de forma humanizada, sensível, capaz de compreender a realidade em que vive a população.
tracking img