Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS
ETAPA 1

CULTURA
A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização, é genericamente todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e capacidades adquiridos pelo homem, não somente em família, mas como membro de uma sociedade.
*Cultura em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, simbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
* Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamentonatural.
* Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
* Cultura na antropologia é comprendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é a adaptação dos mecanismo que é a capacidade que os individuos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. A cultura étembém um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam para à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

INDIVÍDUO
Indivíduo é todo ser humano considerado como uma pessoa isolada, oposto à coletividade ao grupo, ser particular de uma espécie, um indivíduo é uma coleção depensamentos e ações considerado responsável por si mesmo. Como um conjunto de pensamentos e ações é considerado que um indivíduo depende de sua perspectiva, representação, de como se apresentam.

SOCIEDADE
A sociedade existe desde o próprio aparecimento do Homem, apesar de a sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história, a sociedade do homem pré-histórico estavaorganizada numa forma hierárquica, em que um chefe ocupava o poder. Na Grécia Antiga, a tendência absolutista do poder começou a variar, já que as classes inferiores da sociedade puderem chegar a certos setores de destaque na tomada de decisões através da democracia.
A definição de sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre siconstituindo uma comunidade, é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo, é uma rede de relacionamentos entre pessoas, uma comunidade interdependente.
A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças éticas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com umobjetivo comum, o conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, económicos e políticos.
* Cultura com as maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.
* Humanas (estudadas pelas ciências sociais como a sociologia e a antropologia), formadas por entidades populacionais cujos habitantes se interrelacionam em um projetocomum.
* Animais (estudadas pela sociobiologia ou a etologia social).

ETAPA 2

O filme indicado “A classe operária vai ao paraíso” refere-se a época em que os operários faziam um trabalho pesado nas fábricas, que não tinham satisfação e nem mesmo sabiam o objetivo do seu trabalho, é um filme que trata de conflitos, ilusões e realidades das ruas, fábricas e escolas, e mostra os atos dosoperários na vida política européia e particularmente, italiana.
Deste modo, podemos caracterizar uma estrutura coerente da analise do filme, a partir de duas importantes criticas:
* Diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, desvalorização da força de trabalho como mercadoria, desprezar do trabalho vivo (saúde do trabalhador)...
tracking img