Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UDF – Centro Universitário
Histologia
Professor: Rafael Sarto


















Junções Intercelulares do Tecido EpitelialENFERMAGEM – Noturno
Brasília-DF – 2013
UDF – Centro Universitário
HistologiaProfessor: Rafael Sarto















Junções Intercelulares do tecido Epitelial

























ENFERMAGEM – Noturno
Brasília-DF – 2013Junções Intercelulares do tecido Epitelial
Introdução
É característica singular do tecido epitelial a constituição por células poliédricas justapostas, entre as quais há pouca substânciaextracelular. Os epitélios geralmente aderem firmemente amas às outras por meio de junções intercelulares.
Esta característica permite que essas células se organizem como folhetos que revestem asuperfície externa a as cavidades do corpo ou que se organizem em unidades secretoras.
Desta maneira, as principais funções dos epitélios são o revestimento de superfícies (por exemplo, na pele), absorçãode moléculas (por exemplo, nos intestinos), secreção (nas glândulas). Percepção de estímulos (por exemplo, o neuroepitelio olfatório e o gustativo). Pelo fato das células epiteliais revestirem todasas superfícies interna e externa, tudo o que entra ou deixa o corpo deve atravessar m folheto epitelial.

Junções Intercelulares
As células epiteliais apresentam uma intensa adesão mútua e,para separá-las, são necessárias forças mecânicas relativamente grandes.
Os vários tipos de junções servem não só como locais de adesão, mas eventualmente também como vedantes – prevenindo o fluxode materiais pelo espaço intercelular – e ainda podem oferecer canais para a comunicação entre as células adjacentes. Assim, do ponto de vista funcional, as junções podem ser classificadas como...
tracking img