Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE BIOLOGIA - DEPTO. DE MORFOLOGIA
CURSO: Medicina Veterinária DISCIPLINA: Histologia I

A interpretação das questões abaixo relacionadas faz parte do trabalho.
Leia com ATENÇÃO!

1. Cite três (3) semelhanças e três (3) diferenças entre os tecidos CARTILAGINOSO e ÓSSEO.

R:Os dois possuem origem mesenquimática(tecido embrionário derivado da mesoderme), matrizextracelular com composição semelhante(substância fundamental amorfa e colágeno) e revestimento de tecido conjuntivo, mas apenas o tecido ósseo é ricamente vascularizado, possui matriz mineralizada e suas células diferenciadas não se dividem.

1. Cite as células do TECIDO ÓSSEO com suas respectivas funções e localização no tecido.

R:As células osteogênicas, os osteoblastos, osteócitose osteoclastos são as células do tecido ósseo. Nas células osteogênicas a função é a de dar origem a novos osteoblastos, essas são encontradas nas superfícies ósseas(endósteo, que reveste internamente o osso e no periósteo, que envolve os ossos) e no tecido conjuntivo perivascular. Os osteoblastos participam da síntese e mineralização da matriz e são encontradas na superfícies ósseas ativas, tantono periósteo como no endósteo. Os osteócitos participam da manutenção da matriz e estão localizados dentro da matriz em colunas e os osteoclastos fazem a reabsorção da matriz e são encontrados nas superfícies ósseas
e entre as trabéculas ósseas ou sobre elas.

2. Explique toda a constituição da MATRIZ ÓSSEA, ou seja, diga como ela está dividida (partes), quais são os seus constituintesquímicos (de cada parte) e como estes constituintes estão organizados (dispostos) e ligados entre si, se for o caso.

R:A matriz óssea esta dividida em parte mineral e parte orgânica, respectivamente ocupando 65% e 35% da constituição da matriz. A parte mineral(parte inorgânica)é formada por cristais de hidroxiapatita, de fórmula molecular Ca5(PO4)3(OH). A parte orgânica, de constituição 95% é decolágeno tipo I e 5% de substância fundamental amorfa, possui proteínas como a osteocalcina, que esta envolvida na mineralização, as osteonectinas e sialoproteínas, que são ligantes de cálcio, e as osteopontinas e fibrinectinas que participam da adesão celular. Os cristais de hidroxiapatita estão ligadas as fibras colágenas por proteínas de ligação, as osteonectinas.

3. Explique o quedetermina, respectivamente, a dureza e a resistência do tecido ósseo.

R:A dureza é determinada pelos cristais de hidroxiapatita que fazem parte da estrutura mineral do osso e a resistência esta associada as fibras colágeno da sua parte orgânica.

4. Cite e explique sucintamente os tipos de HISTOGÊNESE do tecido ósseo.

R:A histogênese do tecido ósseo(Osteogênese ou Ossificação) se divideem ossificação endocondral e ossificação intramembranosa, na endocondral a ossificação participa do crescimento em comprimento e é encontrada tanto em ossos curtos como em ossos longos. Já na ossificação intramembranosa ocorre o crescimento em espessura. Esta osteogênese se inicia no final do período embrionário.

5. Diga que tipo de HISTOGÊNESE ocorre no DISCO EPIFISÁRIO dos ossos longos.Denomine, ordenadamente da epífise em direção à diáfise, as zonas que constituem este disco, dizendo o que está acontecendo em cada uma, ou seja, o nome da(s) célula(s) existente(s) e as características histológicas de cada zona.

R:A Histogênese que ocorre no disco epifisário dos ossos longos é do tipo endocondral, e esta encontra-se subdividida em 5 zonas: a zona de repouso, constituída porcartilagem hialina sem alterações morfológicas, zona de multiplicação com células resultantes da multiplicação de condrócitos dispostas achatadamente e empilhadas longitudinalmente, zona de hipertrofia, onde os condrócitos aparecem mais volumosos, zona de calcificação, que aparece com a morte por apoptose dos condrócitos e a mineralização da matriz e a zona de ossificação onde ocorre a deposição...
tracking img