Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas.
1) O que são junções celulares?

São três tipos (principais) de locais especializados em unir e interconectar locais da membrana celular, cada um com uma função específica.

2)O que é junção de oclusão?

Uma junção exclusiva do tecido epitelial, que tem seu papel relacionado à função delimitadora dos revestimentos epiteliais na separação de compartimentos corporais, tendoum efeito de “vedação”.

3) O que é junção comunicante ou GAP JUNCTION?

É uma junção não exclusiva do tecido epitelial, em que existe um espaço característico estreito entre as membranascelulares das células adjacentes. Esse espaço é atravessado por minúsculas vias de passagem tubulares que permitem a passagem de íons e pequenas moléculas célula a célula sem que entrem em contato com oespaço intercelular.

4) O que são junções comunicantes?

São junções não exclusivas ao tecido epitelial, que facilitam a direta comunicação célula a célula. Podem ser de três tipos: Zônula,que circunscreve todo o perímetro celular e tem formato de cinturão; Faixa: Constitui apenas uma faixa ou listra na superfície celular; e Mácula: Junção pequena, circular e semelhante a uma mancha.5) O que são junções de adesão?

Locais de forte adesão, não exclusivos a tecidos epiteliais, entre as células adjacentes e também entre as células e o seu substrato, além de serem locais ondecomponentes do citoesqueleto estão fixados fortemente à membrana celular. Podem ser de dois tipos principais: O cinturão de adesão e o desmossoma.

6) O que é um hemidesmossoma?

É um segundotipo de junção de adesão que se assemelha a mancha que aos cortes do microscópio eletrônico parece a metade de um desmossoma. Porém nesse caso, os feixes de filamentos intermediários estão afixados àmembrana celular ao longo da superfície basal da célula, e o papel dessa junção é ancorar esses filamentos contendo queratina fortemente à membrana basal subjacente através de uma integrina, uma...
tracking img