Trabalho de anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA JOSÉ GOMES

ALEX
ARIANE MELLO
BRIANA LENCINA BALBUENO
GILBERTO ALVES
MAICON
PATRIC MARTINS
PRISCILA SANTOS

SISTEMAS OLFATÓRIO

São Borja – RS
2012

ESCOLA TÉCNICA JOSÉGOMES

SISTEMAS OLFATÓRIO

Trabalho apresentado em cumprimento
das exigências da disciplina de
Anatomia e Fisiologia
do Curso Técnico em Enfermagem.

São Borja – RS
2012

INTRODUÇÃOVimos através de este mostrar como funciona o Sistema Olfatório.
Com nosso olfato podemos adivinhar o que está no forno apenas pelo cheiro no ar da cozinha. Partículas saídas dos alimentos, delíquidos, de flores, etc. chegam ao nosso nariz e se dissolvem no tecido que reveste a região interna do teto da cavidade nasal, a mucosa olfatória. Ali a informação é transformada, para ser conduzida,através do nervo olfatório, até o cérebro, onde será decodificada.

DEFINIÇÃO

O Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.
Acavidade nasal está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, é forrada por um epitélio secretor de muco. O órgão olfativo é a mucosa que forra aparte superior das fossas nasais – chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior.
A mucosa vermelha é dessa cor por ser muito rica em vasos sanguíneos,e contém glândulas que secretam muco, que mantém úmida a região.
A mucosa amarela é muito rica em terminações nervosas do nervo olfativo. Os dendritos das células olfativas possuem prolongamentossensíveis (pelos olfativos), que ficam mergulhados na camada de muco que recobre as cavidades nasais.
Dessa forma, geram impulsos nervosos, que são conduzidos até o corpo celular das célulasolfativas, de onde atingem os axônios, que se comunicam com o bulbo olfativo. Os axônios penetram no osso etmoide para chegar ao bulbo olfatório, onde convergem para formar estruturas sinápticas chamadas...
tracking img