Histologia cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Histologia do Sistema Cardiovascular |
Sistemas Morfológicos e Funcionais II |
|
|


|

Vila Nova de Gaia, 19 de Junho de 2012 |

Farmácia 1º Ano
Farmácia 1º Ano

Índice
Introdução 2
Coração 3
 Aurícula Direita 4
 Aurícula esquerda 4
 Ventrículo direito 4
 Ventrículo esquerdo 4
 Septo interventricular 5
Parede cardíaca 5
 Miocárdio 5
Endocárdio 5
 Epicárdio 5
 Pericárdio 6
Fluxo do sangue 7
 Circulação pulmonar 7
 Circulação sistémica 7
Circulação carótida 7
Características gerais das artérias e das veias 7
Artérias 9
 Artérias Grandes ou Elásticas: 9
 Artérias Médias ou Musculares: 11
 Arteríolas: 12
Capilares 12
 Capilares contínuos 14
 Capilares fenestrados 14
 Capilaresdescontínuos ou sinusóides 15
Veias 16
 Veias pequenas ou vénulas: 16
o Vénulas pós-capilares 16
o Vénulas musculares 16
 Veias médias: 17
 Veias de grande calibre: 19
 Válvulas venosas 21
Conclusão 22
Bibliografia 23

Introdução
Este trabalho foca a histologia do sistema cardiovascular, tendo surgido no âmbito da disciplina de Sistemas Morfológicos e Funcionais II,leccionada no primeiro ano de farmácia da Escola Superior de Tecnologias e de Saúde do Porto.
O sistema cardiovascular faz parte do sistema circulatório, que é um sistema fechado, uma vez que as artérias e as veias apresentam uma continuidade entre si através de vasos mais pequenos, sendo responsável pelo transporte do sangue ao longo de todo o corpo. (Faria, 2011/2012) (Junqueira & Carneiro, 2004)É o coração o órgão do sistema cardíaco que bombeia o sangue, através dos vasos sanguíneos. Daí os dois sistemas estarem intimamente relacionados. (Junqueira & Carneiro, 2004)
Resumidamente, o sangue sai do coração através de artérias e regressa através de veias. As artérias ramificam-se formando as arteríolas, as quais dão origem a vasos menores denominados capilares. É nestes pequenosvasos que ocorrem as trocas de oxigénio, dióxido de carbono e nutrientes entre o sistema circulatório e os tecidos. (Young, Lowe, Stevens, & Heath, 2007) (Faria, 2011/2012)
O sangue passa dos capilares para a vénulas, que aumentam de tamanho tornando-se veias à medida que se aproximam do coração. O sangue entra então no coração para as aurículas passando depois para os ventrículos e destes paraas artérias. Para impedir o movimento contrário do sangue, este órgão possui quatro válvulas unidireccionais: as auriculoventriculares (válvula tricúspide do lado direito e válvula bicúspide ou mitral do lado esquerdo), através das quais o sangue passa das aurículas para os ventrículos, e a semilunar aórtica e semilunar pulmonar, responsáveis pela passagem do sangue dos ventrículos para asartérias. (Young, Lowe, Stevens, & Heath, 2007) (Faria, 2011/2012)
Pretende-se ao longo do trabalho fornecer uma visão geral das funções e da constituição essencialmente histológica dos constituintes do sistema cardiovascular. Para tal ir-se-á abordar a histologia dos três tipos de vasos: artérias, veias bem como das suas ramificações em arteríolas e vénulas e ainda dos capilares, distinguindo-se asdiferentes funções de transporte, os vários géneros e ainda focando alguns dos grandes e principais vasos intervenientes na circulação sanguínea. Quanto ao coração, neste trabalho vamos fazer uma abordagem geral da sua anatomia e focar a histologia das paredes do coração, do músculo cardíaco e do pericárdio.



Coração
O coração é o órgão central da circulação (Esperança Pina, 2010), é umabomba dupla constituído por uma massa contráctil, o miocárdio (Morre, Dalley, & Agur, 2011) (Esperança Pina, 2010). É revestido internamente por uma membrana fina, o endocárdio, (Esperança Pina, 2010) e envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio. (Esperança Pina, 2010)
O coração é constituído por duas porções. (Esperança Pina, 2010) A porção direita recebe o sangue venoso, pouco...
tracking img