Histologia do sistema cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Circulatório - Histologia
O sistema cardiovascular tem a função de transportar o sangue em ambas as direções, entre o coração e os tecidos. Já o sistema vascular linfático tem a função de coletar a linfa, o excesso de líquido tissular extracelular, e devolve-lo para o sistema cardiovascular. Deste modo, o sistema linfático constitui um transporte unidirecional, enquanto o sistemacardiovascular permite a circulação em dois sentidos.
Sistema Cardiovascular
É constituído pelo coração, um órgão muscular que bombeia o sangue para dois circuitos distintos: o circuito pulmonar, que transporta o sangue de e para os pulmões, e o circuito sistêmico, que distribui o sangue de e para os órgãos. Esses circuitos consistem em:
* Artérias: vasos que transportam sangue a partir do coraçãoatravés da ramificação de vasos de diâmetros cada vez menor para suprir de sangue todas as regiões do corpo.
* Capilares: vasos sanguíneos de paredes delgadas através dos quais gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios e substâncias sinalizadoras são trocados entre o sangue e os tecidos do corpo, de forma a sustentar as atividades metabólicas normais.
* Veias: vasos que drenam osleitos capilares e formam vasos cada vez maiores que levam o sangue de volta ao coração.
As paredes dos vasos de alta pressão, como artérias, são mais espessas do que as dos vasos que conduzem sangue com baixa pressão, como veias.
Os vasos são compostos de três camadas teciduais ou túnicas: a mais interna, chamada túnica íntima; a camada intermediaria, chamada túnica média; e a camada maisexterna, a túnica adventícia.
Túnica Íntima
As células endoteliais que formam o epitélio (epitélio pavimentoso simples) que reveste o lúmen dos vasos sanguíneos se assentam sobre uma lâmina basal. Essas células achatadas são alongadas de forma que cada célula endotelial circunde quase totalmente o lúmen de um vaso de pequeno calibre.
Imediatamente abaixo das células endoteliais está a camadasubendotelial, composta de tecido conjuntivo frouxo e poucas células musculares lisas, ambos orientados longitudinalmente. Abaixo da camada subendotelial há uma lâmina limitante elástica interna composta por camadas de elastina, que formam uma membrana que permite a difusão de substâncias para as regiões mais profundas da parede arterial e a nutrição das células ali localizadas.
Túnica Média
Ascamadas celulares concêntricas são formadas de células musculares. Entremeadas com as camadas de músculo liso estão as lâminas elásticas, colágeno do tipo III e proteoglicanos. As células musculares lisas secretam a matriz extracelular existente na túnica média dos vasos. As artérias musculares maiores possuem uma lâmina limitante externa, que separa a túnica média da túnica adventícia que a envolve.Essas células musculares lisas são ligadas umas às outras por junções GAP, que permitem contrações coordenadas da Túnica Média.
Túnica Adventícia
É formada de tecido conjuntivo propriamente dito e tem principalmente fibroblastos, fibras colágenas do tipo I e fibras elásticas orientadas longitudinalmente.
Vasa Vasorum
As células constituintes das túnicas são nutridas pelos Vasa Vasorum,pequenas artérias que penetram as paredes dos vasos e se ramificam para irrigar as células basicamente na túnica média e na túnica adventícia. Como o sangue venoso é pobre em oxigênio e nutrientes, elas não podem ser supridas por difusão, precisando de Vasa Vasorum mais abundante que as artérias.
Inervação dos Vasos Sanguíneos
Uma rede de nervos vasomotores do SN Simpático são responsáveis pela vasoconstrição. Como os nervos não realizam sinapse direta com as células musculares lisas, eles liberam o NT noradrenalina, que se difunde para a túnica média promovendo a contração das células musculares lisas. Esses impulsos propagam-se por todas as células musculares lisas através das junções comunicantes. As artérias têm um maior número de nervos vasomotores que as veias.
Classificação das...
tracking img